“Estou orgulhoso dos atletas”

94

SãoPaulo.F.C

Érico Leonan

Bauza enalteceu espírito guerreiro do elenco, que superou uma série de adversidades para chegar entre os quatro melhores da Libertadores

2271.jpg

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

Melhor clube na Libertadores da América de 2016, o Tricolor superou uma série de adversidades ao longo do torneio para avançar até a semifinal. Na noite desta quarta-feira (13), em Medellín, o São Paulo se despediu da competição após o revés para o Atlético Nacional-COL (2 x 1), mas a queda não manchou a honrosa campanha da equipe. Ao contrário. A disputa do torneio sul-americano resgatou o orgulho dos são-paulinos e mostrou que o tricampeão conhece como poucos o campeonato.

Publicidade

Durante a coletiva de imprensa após o embate com os colombianos, o técnico Edgardo Bauza fez questão de enaltecer o espírito aguerrido dos jogadores. “Já disse aos atletas no vestiário: estou orgulhoso. Quando há uma injustiça, você termina mal. Mas como disse, estou orgulhoso por chegar a esta fase. Depois que perdemos para o The Strongest-BOL, disseram que a equipe já estava fora e chegamos à semifinal”, afirmou.

Patón também avaliou o confronto com Atlético Nacional-COL, que foi marcado pela confusa atuação da arbitragem: não assinalou um pênalti claro para os brasileiros, não manteve o critério em suas decisões e expulsou Lugano e Wesley após confusão na penalidade máxima marcada para os anfitriões. “Primeiro, eu gostaria de felicitar o Nacional pela classificação. Depois, eu acredito que a expulsão de Maicon (na ida) foi vital para a definição dessa partida”, avaliou o treinador argentino, que completou.

“O Nacional soube aproveitar isso, nós tentamos ganhar a partida, não defendemos bem, e o Nacional venceu o primeiro jogo por 2 a 0. Foi o princípio das dificuldades. Aqui, na Colômbia, fizemos uma boa partida. As expulsões desvirtuaram o jogo. Eles têm uma das melhores equipes que jogam com a bola, complicam o rival, não são muito atacados por isso, e tem jogadores rápidos na frente. É uma equipe com todos os atributos para chegar à final”, opinou.

A eliminação, porém, não mancha a postura valente dos atletas tricolores durante a competição sul-americana. Os jogadores honraram as cores do clube, encararam uma série de adversidades e colocaram o Tricolor entre os quatro melhores do continente. Ao longo do campeonato, o São Paulo resgatou a confiança da torcida e mostrou a sua força. “O São Paulo também tinha méritos para chegar à final, mas não é apenas sobre o jogo. Há outras coisas envolvidas também. O que pesou é que viemos com um mal resultado”, acrescentou.

A reação dos torcedores nas redes sociais reforçou o sentimento de orgulho de cada são-paulino, que abraçou o time na Libertadores e fez a diferença. Agora, fora da decisão, o clube retomará o foco na disputa do Campeonato Brasileiro. No próximo final de semana, o time são-paulino terá o clássico contra o Corinthians pela frente em duelo válido pela 15ª rodada. “Vamos tentar brigar pelo título, a história do São Paulo pede isso. Estamos falando com a diretoria para somar alguns jogadores, dois ou três, para equipe, e seguir trabalhando. Temos duas partidas duras, contra Grêmio e Corinthians como visitantes, vamos nos recuperar e trabalhar para essas partidas”, finalizou.