Clube, que não conta mais com o jogador, ainda não informou o que deseja fazer
Atacante Diego Tardelli tem contrato com o Shandong Luneng, que ainda não definiu seu futuro (Foto: Sina.com)
Por Cintia Barlem e Rodrigo Cerqueira
GloboEsporte.Com
A janela de transferências do futebol brasileiro fechou nesta terça-feira, e o atacante Diego Tardelli não conseguiu acertar seu retorno ao país. O jogador está fora dos planos do Shandong Luneng, recebeu propostas de São Paulo e Atlético-MG, mas não contou com a ajuda do clube chinês para liberá-lo. Além disso, não sabe ainda como acertará sua saída da China, onde o mercado também está fechado para contratações. O GloboEsporte.com apurou que há várias especulações e sondagens envolvendo o brasileiro, que ainda não recebeu uma posição oficial sobre o que o Shandong deseja fazer: emprestá-lo ou vendê-lo.
Esta situação tem deixado o jogador e seu staff de mãos atadas, já que Diego Tardelli tem contrato com o Shandong Luneng até 20/01/2019. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele admitiu que sua ideia inicial não era retornar ao Brasil, pois estava feliz e adaptado na China. Mas as coisas mudaram e sua situação ficou estranha no clube, até que a chegada do italiano Graziano Pellè fez o Shandong afastá-lo por conta da cota de estrangeiros na equipe.
Duas opções são as mais viáveis neste momento para Tardelli: Europa e futebol árabe. O mercado europeu segue aberto até o fim de agosto, enquanto clubes de Catar e Arábia Saudita poderão contratar até o dia 22 de setembro. Enquanto não recebe uma posição do Shandong Luneng, o jogador poderá apenas treinar, pois sua inscrição no Campeonato Chinês foi cancelada.
Outro jogador brasileiro que atua na China e está com a situação indefinida é o atacante Jô. Seu caso é semelhante a Diego Tardelli, pois o Jiangsu Suning decidiu afastá-lo após a contratação do colombiano Roger Martínez por conta do número de estrangeiros na equipe. Jô e seu staff também aguardam uma posição dos chineses para tentar uma transferência.
Aos 29 anos, Jô tem contrato com o Jiangsu Suning até o dia 31 de dezembro deste ano. Pelo clube chinês, ele disputou 26 jogos, marcou 11 gols e deu três assistências.