Pedro Cuenca
Quando a moda dos terceiros uniformes estourou no Brasil, parecia uma novidade bem-vinda. Camisas bonitas, com cores adequadas aos clubes e identificação com as histórias dos mesmos. Com o tempo, porém, as empresas que fornecem uniformes parecem ter perdido a mão, usando cores descabidas e sem sentido algum. Uma verdadeira bagunça. O São Paulo, até 2015, parecia estar imune a esse problema, mas agora virou só mais um.
Quando chegou ao clube em 2015, a Under Armour trouxe a “inovação”, contando com a ajuda de uma grande mudança no estatuto do clube, permitindo que o terceiro uniforme fosse lançado e também levado a campo. Fizeram uma camisa vinho e uma cinza, sendo que a segunda só deveria ter sido usada por Rogério Ceni, mas uma lesão que o tirou antes do campo fez com que os jogadores de linha a usassem.
Claro que o Tricolor já teve uniformes alternativos em anos anteriores. Em 2008, por exemplo, lançou uma linda camisa toda preta. Em 2009, uma camisa branca com linhas verticais em preto e vermelho. A diferença é que elas nunca foram a campo. A mudança foi em 2013, quando abriram uma brecha no estatuto para um único jogo com uma horrorosa camisa toda vermelha.
Para 2016, a empresa americana decidiu nos agraciar com um uniforme amarelo. Sério, o que o amarelo tem a ver com o São Paulo? A explicação seria uma homenagem a Adhemar Ferreira da Silva. E o motivo, claro, é nobre, muito bacana, mas as cores não representam em nada o São Paulo Futebol Clube.
Divulgação
Divulgação
Por mais que muitos possam argumentar que nada afeta no elenco e no time, isso acaba criando uma falta de identificação da torcida com o clube. Sem contar o medo de que a fornecedora acabe perdendo a mão nas futuras escolhas, talvez até mesmo criando algo verde para o Tricolor.
Camisa amarela, feinha, só pra vender e fazer marketing fuleiro. Criar história e honrar o São Paulo que é bom, nada. Um crime. Uma vergonha.
E que Adhemar Ferreira da Silva nos perdoe por essa camisa horrível.
Concordo com tudo. éramos o único time no mundo que não tinha essa palhaçada, e vale lembrar que mto MANÉ nesse site ficava com dorzinha de cotovelo da gambazada e dos porcos pelas suas respectivas camisetas lixo. Mais uma pra conta do Aidar, na minha opinião a pior herança que ele deixou, ja que tudo mais de merda que ele fez era consertavel, mas o estatuto nunca vai mudar de volta.