Maicosuel e Lucas Pratto fizeram os gols da vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, pela 18ª rodada do Brasileirão. Mas se o torcedor do Galo tiver que agradecer apenas um jogador pelos três pontos conquistados fora de casa, pode dizer “obrigado” a Victor. Depois que os mineiros viraram sobre o Tricolor, que abriu o placar com golaço de Chavez, foi o goleiro que evitou o empate (ou a virada) dos donos da casa. O cenário agora coloca o Galo forte na briga pelo título e acende o sinal de alerta para o time paulista.
(Foto: Marcos Ribolli)
Com essa vitória, a quarta seguida, o Atlético-MG cola no G-4 e começa a ver de perto também a briga pela liderança. Agora com 32 pontos, o Galo está em quinto. Já o São Paulo, que agora não vence há quatro rodadas, continua com 23 pontos em posição intermediária. Mais perto da zona do rebaixamento do que da zona de classificação para a Libertadores.
A partida desta noite marcou a despedida de Edgardo Bauza do comando técnico do Tricolor. O treinador acertou com a AFA para assumir a seleção argentina. A diretoria são-paulina ainda não anunciou o novo comandante. Só disse que André Jardine, do time sub-20, vai treinar a equipe até a finalização da negociação com outro técnico.
Na última rodada do primeiro turno, o São Paulo volta a campo domingo, às 16h15, contra o Santa Cruz, no estádio Arruda, no Recife. O Atlético-MG joga na segunda-feira, às 20h, contra a Chapecoense, no Independência, em Belo Horizonte.
Primeiro tempo
Dois minutos de bola rolando. Chavez arrisca de muito longe, pega Victor adiantado e marca um golaço para o São Paulo, seu primeiro no clube. O Atlético-MG, porém, não se abalou. De toque em toque chegou ao empate aos 10 minutos. Fred deu boa assistência para Maicosuel marcar. Nove minutos depois foi a vez de Lucas Pratto aparecer com perigo e virar o jogo para o Galo.
Em desvantagem, o Tricolor tentou partir para a reação. Mas não com a mesma qualidade do adversário. Mais focado no talento individual do que no coletivo, o São Paulo quase tomou o terceiro. Só não foi assim porque o árbitro marcou impedimento de Fred após cruzamento de Robinho. O atacante, porém, estava em posição legal.
Segundo tempo
A busca do São Paulo pelo empate ficou mais intensa na etapa final. Os donos da casa foram ao ataque, mas não conseguiam criar chances de perigo. Por outro lado, abriam espaço para o rival tentar os contra-ataques. Somente aos 18 minutos é que o Tricolor chegou com força. Depois de cobrança de escanteio, Maicon cabeceou, a bola desviou, e Victor fez grande defesa.
O ímpeto ofensivo do Tricolor continuou intenso. Mas faltava capricho nas finalizações. Havia espaço para chegar com perigo ao gol de Victor. O Galo, por outro lado, se esforçava na missão de amenizar a pressão do São Paulo. E o goleiro, mais uma vez, apareceu, evitou gol de cabeça de Luiz Araújo e assegurou a vitória dos mineiros fora de casa.