Primeiras impressões: o que Jardine mudou no treinamento do São Paulo

264

Com filosofia bem diferente de Bauza, novo técnico cobra passes mais ousados, confiança para definir jogadas e time ocupando todos os setores do campo

Treino São Paulo CT (Foto: Yan Resende)

Por Yan Resende – GloboEsporte.Com

Logo em sua primeira atividade à frente da equipe profissional do São Paulo, André Jardine mostrou que tem uma filosofia de trabalho bem diferente de seu antecessor Edgardo Bauza. O técnico que ganhou tudo pelo sub-20 já tentou dar sua cara ao time nesta sexta-feira: ousadia no passe, confiança para definir e protagonismo nas jogadas.

– Futebol não pode ser um sofrimento, tem que ser gostoso de jogar – gritou o treinador, em uma de suas cobranças ao longo de quase duas horas de atividade tática.

Publicidade

A mudança em relação a Bauza é drástica. Patón era menos participativo e ficava mais satisfeito com a disposição de seus jogadores a cada dividida, mesmo no treino. Jardine também cobrou intensidade, mas com a bola no pé.

No trabalho em pouco menos da metade do campo, Jardine enfatizou em diversos momentos que seus atletas não podem ter medo de ousar na partida. É preciso pensar na melhor opção de passe e, principalmente, ter confiança para executá-lo.

Quando percebia qualquer tipo de monotonia na atividade, voltava a gritar.

– Ninguém desequilibra? Alguém precisa chamar o jogo e ser protagonista!

A tarefa de Jardine é motivar uma equipe que não vence há cinco rodadas no Campeonato Brasileiro. Desta forma, simulou algumas situações de jogo em que pediu criatividade – nos últimos jogos, o São Paulo teve dificuldades para surpreender o adversário.

Nesta sexta-feira, o novo técnico ainda não teve todos os jogadores à disposição. A maior parte dos titulares, por exemplo, apenas correu no gramado. Na manhã deste sábado, no último treino antes do duelo contra o Santa Cruz. Jardine poderá enfim definir a equipe.

O comandante pode realizar alterações. Técnico do sub-20 até a saída de Bauza, ele pode dar chances a Luiz Araújo, que foi bem no treino desta sexta-feira. Gilberto, recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, também é opção.

Próximo adversário: Santa Cruz
Local: Arruda, em Recife, Pernambuco
Data e horário: domingo, às 16h15 (horário de Brasília)
Escalação provável: Denis, Buffarini, Lugano, Maicon e Mena; Thiago Mendes e Hudson; Kelvin, Cueva e Michel Bastos; Chávez (Gilberto)
Pendurados: Carlinhos, Lugano, Maicon, Thiago Mendes e Wesley.
Desfalques: Ytalo, Renan Ribeiro, Breno, Lucas Fernandes, Wellington (machucados) e Rodrigo Caio (na Seleção olímpica)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (ASP FIFA-RJ), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa e Thiago Henrique Farinho (ambos do RJ)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h15

3 COMENTÁRIOS