Por Igor Amorim / saopaulofc.net
No comando da equipe profissional do Tricolor até a chegada de um novo treinador após a saída de Edgardo Bauza, que assumiu a Seleção Argentina, André Jardine traz no currículo uma vitoriosa campanha no Sub-20. O técnico conduziu o time juniores nas conquistas da Copa Ouro, da Copa do Brasil e da Copa RS, em 2015, além da Copa Libertadores da América deste ano – todos com o time Sub-20.
“Acredito que o trabalho desenvolvido na base foi fundamental para que esta oportunidade fosse possível. Não se pode deixar enganar, mas os resultados no futebol alavancam e impulsionam quando são bons. E obviamente a nossa campanha em 2015 foi importante nisso. Todos os garotos e membros da comissão técnica do Sub-20 fizeram um grande trabalho e, hoje, colhem os frutos. Não só eu, mas alguns jogadores tiveram oportunidade no elenco principal, e acredito que muitos outros também terão esta chance”, afirma.
Abaixo, o site oficial do São Paulo recorda as vitoriosas trajetórias do comandante:
COPA OURO
A galeria de troféus das categorias de base do São Paulo ganhou mais uma taça em maio de 2015. No Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, o Tricolor venceu a Ponte Preta por 3 a 2 e conquistou o inédito título da Copa Ouro Sub-20 – torneio que reúne tradicionais clubes do estado. Em decisão emocionante, o time são-paulino precisou suar a camisa para derrotar os campineiros, que já haviam faturado a competição em 2010.
A base da equipe do técnico André Jardine foi a mesma utilizada na disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2015, quando o clube avançou até a semifinal. Para conquistar o título, o Tricolor fez uma campanha irretocável. Na primeira fase, o clube liderou o Grupo C ao golear nas três partidas. Na estreia, 4 a 1 sobre o Cotia. Depois, triunfo sobre o Taboão da Serra por 3 a 1. Para fechar a sua participação na chave em grande estilo, o São Paulo bateu o São Vicente por 5 a 1.
Nas oitavas de final, novamente com atuação dominante, a equipe são-paulina despachou o SEV Hortolândia (4 x 2). E nas quartas de final, antes de encarar o Independente, o time passou pelo Grêmio Osasco Audax ao vencer por 2 a 1. Na semi, o Tricolor goleou o Independente por 4 a 0 e avançou para a decisão, onde venceu a Ponte Preta (3 x 2).
O atacante Luiz Araújo, que balançou as redes sete vezes nesta edição da Copa Ouro, foi eleito o melhor jogador da competição estadual. Já o jovem goleiro Lucas Gomes, do Sub-17, foi o melhor arqueiro na categoria juvenil, onde o São Paulo avançou até às semifinais.
COPA DO BRASIL
Em novembro de 2015, o time sub-20 entrou em campo, no Morumbi, podendo até perder para o Atlético Paranaense por um gol de diferença para sagrar-se campeão da Copa do Brasil da categoria. Mas a folga no placar em nada interferiu no desempenho e na vontade dos juniores do Tricolor, que venceram a partida por 2 a 0 (gols de Joanderson e Davi Neres), e, assim, ergueram mais um troféu para o clube!
Com o resultado, o Tricolor conquistou um título inédito e de forma invicta. Foi também o segundo triunfo da Copa do Brasil em categorias de base. A primeira, pelo Sub-17, foi vencida em 2013, com muitos jogadores, inclusive, presentes neste título em 2015 (Kal, Araruna, Queiroz, Lucas Anselmo, Leo Prado, Foguete, Bortoluzo, Araújo, Joanderson e Tormena).
Para ficar com o título, o São Paulo passou por América-MG (primeira fase), Botafogo (segunda fase), Goiás (quartas de final), Joinville (semifinal) e Atlético-PR (decisão). A vitoriosa trajetória rendeu ao clube a oportunidade de disputar a Libertadores da América de 2016, que marcou a jovem geração do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia.
COPA RS
Após a inédita conquista da Copa do Brasil Sub-20, em novembro, e da Copa Ouro, no primeiro semestre, o São Paulo sagrou-se campeão da Copa RS, também de forma inédita. Nas duas competições, Joanderson foi o artilheiro, sendo que na primeira, dividiu a marca com David Neres. Em jogo bastante disputado diante do Atlético/MG, na decisão, o Tricolor Paulista venceu por 3 a 1, de virada, e sagrou-se campeão da Copa RS, torneio nacional organizado pela Federação Gaúcha de Futebol.
Na primeira fase, no Grupo B, o time são-paulino conquistou três vitórias: Criciúma (1 x 0), Flamengo (2 x 0) e Chapecoense (4 x 1), além da derrota para o Grêmio (3 x 1) na estreia da competição. Depois, nas quartas de final, o Tricolor eliminou o Goiás nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal. Já a semifinal reservou o clássico contra o Palmeiras, que foi derrotado por 2 a 1.
LIBERTADORES DA AMÉRICA
A inédita conquista do São Paulo foi construída com um empate com o Libertad, do Paraguai (1 a 1), e vitórias sobre o Independiente del Valle, do Equador (8 a 0), e Melgar, do Peru (3 a 0), na fase de grupos, e depois um triunfo incrível de virada sobre o Lanús, da Argentina, na semifinal (3 a 2). Na final, 1 a 0 sobre o Liverpool- URU. Na decisão, o gol do meio-campista Lucas Fernandes garantiu o troféu aos brasileiros, que conseguiram fechar a marcante temporada com a taça continental.
Como forma de homenagear e parabenizar todo o elenco e a comissão técnica do Sub-20, que conquistaram a inédita Libertadores da América, no Paraguai, o capitão Banguelê, o artilheiro Luiz Araújo, o meio-campista Lucas Fernandes – autor do gol do título – e o treinador André Jardine deram uma volta olímpica com a taça antes do confronto entre São Paulo e The Strongest-BOL, pela Libertadores deste ano, no Pacaembu.
O comandante e a garotada revelada no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, foram aplaudidos de pé pelos torcedores e puderam celebrar a memorável conquista, que coroou uma temporada brilhante do time na categoria. “Foi muito legal. A gente já tinha tido um contato muito bacana com os torcedores na conquista da Copa do Brasil Sub-20. Mas a conquista da Libertadores foi longe de casa, no Paraguai, e por isso sentimos a falta dos torcedores nos apoiando nos jogos. Mas, depois, pudemos celebrar juntos. Jogar sem eles não é a mesma coisa, mas pudemos comemorar juntos de novo”, recorda Jardine.