André Jardine já mostrou ao elenco do São Paulo que vai implantar uma filosofia bem diferente de Edgardo Bauza no período em que estiver à frente da equipe profissional. O treinador, que estava no sub-20 até a saída do argentino, deve mudar o estilo de jogo do Tricolor e pode promover algumas mudanças na escalação.
Se Bauza, sem Cueva, preferiu jogar com três volantes na derrota para o Atlético-MG, André Jardine tem outras prioridades na montagem da equipe. O técnico quer jogadores confiantes, que chamem a responsabilidade no ataque e apareçam no momento da decisão. Um São Paulo longe de ser previsível.
Xodó da torcida tricolor, Luiz Araújo conquistou a arquibancada por não ter medo de encarar a marcação adversária, mostrar bom repertório de dribles e colocar fogo no jogo nos momentos em que sua equipe já parecia cansada. O garoto pode pintar como novidade pela esquerda, como foi utilizado já no segundo tempo das últimas duas partidas.
Revelado nas categorias de base do São Paulo, Luiz Araújo já conhecia o trabalho de Jardine por causa do sub-20, mas não é o único que tem essa vantagem no elenco tricolor. Lyanco, Matheus Reis, Artur e Pedro Bortoluzzo também já treinaram com o comandante, que chegou em Cotia no início de 2015.
Neste sábado, Jardine terá a primeira oportunidade de fazer um trabalho tático com todo elenco. Na atividade desta sexta-feira, em que já evidenciou sua filosofia aos atletas, parte dos titulares fez trabalho regenerativo após a derrota para o Atlético-MG.
Em entrevista coletiva, o volante Hudson elogiou o novo comandante. O atleta relembrou o período em que Jardine esteve na base: foram quatro títulos conquistados em menos de dois anos, entre eles a Taça Libertadores da América Sub-20.
Ciente do material que tem em mãos para trabalhar, o técnico tem a missão de tornar a equipe profissional também vencedora. O momento, porém, não é bom. Após cinco jogos sem vencer, o São Paulo é apenas o 11º colocado na classificação do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos – a dez do líder e a cinco da zona de rebaixamento.
Próximo adversário: Santa Cruz
Local: Arruda, em Recife, Pernambuco
Data e horário: domingo, às 16h15 (horário de Brasília)
Escalação provável: Denis, Buffarini, Lugano, Maicon e Mena; Thiago Mendes e Hudson; Kelvin, Cueva e Michel Bastos; Chávez (Gilberto)
Pendurados: Carlinhos, Lugano, Maicon, Thiago Mendes e Wesley.
Desfalques: Ytalo, Renan Ribeiro, Breno, Lucas Fernandes, Wellington (machucados) e Rodrigo Caio (na Seleção olímpica)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (ASP FIFA-RJ), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa e Thiago Henrique Farinho (ambos do RJ)
Transmissão: TV Globo para SP, RS, PR (menos Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel), MG (Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), GO, TO e PE menos Recife (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere e SporTV 15 (com Danilo Ribeiro e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h15