globoesporte.com
Yan Resende
Tricolor já igualou série negativa do início da temporada, quando ficou cinco jogos sem triunfar. Em Pernambuco, contra o Santa Cruz quer voltar a subir na tabela
O São Paulo pode amargar neste domingo a maior sequência sem vencer em 2016. A equipe agora comandada interinamente por André Jardine já igualou a série de cinco jogos sem triunfo, como aconteceu no início de março. Contra o Santa Cruz, às 16h15 (de Brasília), no Arruda, o Tricolor tem a missão de mudar o cenário.
Na primeira sequência, o time então comandado por Edgardo Bauza dividia atenções entre Campeonato Paulista e Taça Libertadores da América. No torneio continental, empatou com River Plate, da Argentina, e Trujillanos, da Venezuela, ainda na fase de grupos. No estadual, empatou com o Ituano e perdeu para Palmeiras e São Bernardo.
A atual sequência é ainda pior: são três derrotas e dois empates. O primeiro revés desta série é o segundo jogo da semifinal da Libertadores, contra o Atlético Nacional, por 2 a 1, que selou a eliminação da equipe.
Depois disso, o São Paulo focou apenas no Campeonato Brasileiro, mas não melhorou de rendimento. Empatou com o Corinthians em Itaquera, perdeu para o Grêmio em Porto Alegre, voltou à ficar em igualdade com Chapecoense no Morumbi e foi derrotado pelo Atlético-MG, novamente em seu estádio, na última quinta-feira.
Os números incomodam o elenco. Na última sexta-feira, Hudson foi o escolhido para conversar com a imprensa. O volante disse que não há fórmula mágica para espantar a crise. Acima de tudo, o Tricolor precisa de bons resultados.
A má fase reflete na tabela de classificação. A derrota para o Atlético-MG custou mais uma posição ao São Paulo, que é apenas o 11º colocado, com 23 pontos, e pode fechar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em situação preocupante.
Se antes o elenco falava em disputar o título, o discurso atual é dar um passo de cada vez. A distância para o topo, que hoje é dividido entre os rivais Santos, Palmeiras e Corinthians, é de dez pontos. Para a zona de rebaixamento, metade disso: cinco.
Próximo adversário: Santa Cruz
Local: Arruda, em Recife, Pernambuco
Data e horário: domingo, às 16h15 (horário de Brasília)
Escalação provável: Denis, Bruno (Buffarini), Lyanco, Maicon e Mena; Thiago Mendes e Hudson; Kelvin, Cueva e Luiz Araújo; Chavez (Gilberto)
Pendurados: Carlinhos, Lugano, Maicon, Thiago Mendes e Wesley.
Desfalques: Ytalo, Renan Ribeiro, Breno, Lucas Fernandes, Wellington (machucados), Lugano e Michel Bastos (poupados) e Rodrigo Caio (na Seleção olímpica)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (ASP FIFA-RJ), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa e Thiago Henrique Farinho (ambos do RJ)
Transmissão: TV Globo para SP, RS, PR (menos Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel), MG (Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), GO, TO e PE menos Recife (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere e SporTV 15 (com Danilo Ribeiro e Wagner Vilaron)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h15