FOTO por Rubens Chiri/saopaulofc.net
O São Paulo entrou em campo na noite desta quarta-feira para fazer a estreia do clube Copa do Brasil, já na fase de oitavas de final, contra o Juventude, mas não conseguiu o resultado que esperava. Apesar de fazer uma partida com superioridade na posse de bola e de ter mais chances de gol que o rival, o Tricolor foi surpreendido e acabou derrotado por 2 a 1, com gol são-paulino marcado por Chavez.
Ricardo Gomes, que fez o primeiro jogo dele na casa são-paulina nesse retorno ao clube, fez algumas mudanças na equipe em relação à última partida, contra o Internacional, pelo Brasileirão. Bruno e Carlinhos entraram nos lugares de Buffarini e Mena. Além disso, o Tricolor contou com o retorno de Thiago Mendes, que estava suspenso na partida contra o Internacional.
Logo no início do jogo ficou claro o domínio são-paulino. A equipe chegou pelo menos três vezes perto do gol rival, e Kelvin só foi parado com falta que rendeu cartão amarelo para o zagueiro Ruan antes dos cinco minutos. Aos sete, veio , Chavez cruzou da esquerda e por muito pouco Kelvin não conseguiu empurrar para o gol! Porém, contrariando o que se via em campo, quem abriu o placar foi o Juventude. Roberson recebeu na esquerda e chutou cruzado, acertando o gol.
Mesmo com o golpe sofrido, o Tricolor logo se recompôs em campo e voltou a atacar. Cueva, aos 21, quase empatou em cobrança de falta linda que passou muito perto da trave direita do Juventude, e as melhores chances são-paulinas que se seguiram vieram por cruzamentos. Mas os lances de maior perigo do primeiro tempo foram de Chavez.
No primeiro deles, o jogador recebeu na meia-lua, levou pra esquerda e chutou cruzado, mas o goleiro conseguiu espalmar. Mas aos 39 minutos não teve jeito de Elias pegar. Carlinhos fez o cruzamento da esquerda e Chavez cabeceou encobrindo o goleiro e deixando tudo igual no Morumbi. Novamente o argentino apareceu no finalzinho da primeira etapa, em cobrança de falta. Cueva tocou para o ataque, e ele soltou a bomba, que passou muito perto do gol, mas saiu à direita da meta do Juventude.
No intervalo, Ricardo Gomes fez a primeira mudança na equipe. João Schmidt deixou o jogo para a entrada de Michel Bastos. E dos pés do camisa 7 saiu o primeiro grande lance do São Paulo. Ele cruzou da esquerda e Kelvin chegou bem para cabecear, mas pra fora. De novo Michel! O meio-campista recebeu o cruzamento de Kelvin, ajeitou e chutou, mas o arremate saiu à direita do gol.
Quem também chegou com perigo foi Carlinhos, de cabeça, depois de completar o levantamento feito por Kelvin, da direita. Porém, mais uma vez, no melhor momento são-paulino do tempo o Juventude surpreendeu e pulou na frente do placar depois de cobrança de pênalti aos 28 minutos. Em seguida, Ricardo Gomes mexeu de novo e colocou Gilberto no lugar de Kelvin. Sentindo a tendência de todo o jogo, o Tricolor continuou com mais posse de bola, e ficou com um jogador a mais quando Ruan foi expulso, aos 35.
Com vantagem numérica, Luiz Araújo foi a última substituição no São Paulo, na vaga de Hudson, aos 39 minutos. Como todo o jogo, o time da casa teve mais iniciativa e tentou a todo o custo o empate, mas não conseguiu. O Tricolor vai decidir a vaga às quartas de final no dia 21 de setembro, na Serra Gaúcha, e o time volta a campo no próximo domingo (28) para disputar mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, em casa, contra o Coritiba.