6 motivos para acreditar na classificação!

127
aaIMG_0479.jpg

Por Fernando Nunes/saopaulofc.net

Derrotado pelo Juventude por 2 a 1 no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Tricolor entrará em campo nesta quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), com a missão de reverter a vantagem dos gaúchos para se manter na disputa pelo inédito título. E se a tarefa não é simples, alguns fatores motivam os são-paulinos no confronto que será disputado no Estádio Alfredo Jaconi. Vale lembrar que o resultado negativo, no Morumbi, obriga o São Paulo ter que balançar as redes pelo menos duas vezes em Caxias do Sul.

1-HISTÓRICO RECENTE DE SUPERAÇÃO

Publicidade

Em 2015, o Tricolor eliminou o Ceará nas oitavas de final da competição com situação semelhante. Na ida, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, os cearenses venceram por 2 a 1 e levaram a vantagem para o confronto de volta, no Nordeste. No entanto, com gols de Thiago Mendes, Alexandre Pato e Rogério Ceni, o São Paulo bateu o rival por 3 a 1 e garantiu a classificação para as quartas de final na Arena Castelão.

2-EVOLUÇÃO DO TIME

Quando encarou os gaúchos na partida de ida, na capital paulista, o Tricolor estava em um momento de transição na temporada. Na ocasião, o técnico Edgardo Bauza tinha deixado o comando da equipe recentemente e aceitado o convite para dirigir a Seleção Argentina. Além disso, o time perdeu duas grandes referências em um curto espaço de tempo: Paulo Henrique Ganso e Calleri seguiram para o futebol europeu. Assim, Cueva e Chavez iniciavam as suas trajetórias como protagonistas do São Paulo.

De lá para cá, o time são-paulino evoluiu, teve boas apresentações e aprimorou o entrosamento do peruano e do argentino no comando do ataque. As últimas exibições da equipe, mesmo nas derrotas para Palmeiras e Atlético-PR, mostraram uma nítida melhora do Tricolor na temporada. Assim, o clube conseguiu se distanciar da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e recuperou a confiança para lutar pela vaga na Copa do Brasil.

3-MAIS TEMPO DE RICARDO GOMES

Quando encarou o Juventude na partida de ida, no Morumbi, Ricardo Gomes tinha pouco tempo de clube neste seu retorno. O embate contra os gaúchos era apenas o terceiro do treinador no comando da equipe. Agora, porém, a situação é outra: o comandante conhece bem o elenco e já acumula inúmeras atividades no dia a dia do Centro de Treinamento da Barra Funda para ajustar a equipe e colocar a sua filosofia de trabalho em prática.

4-ESPECIALISTA EM MATA-MATA

Ricardo Gomes conquistou sete títulos como técnico, cinco deles em torneios nacionais no formato de mata-mata: a Taça da Liga Francesa (em 1998 pelo PSG e em 2007 pelo Bordeaux), a Copa da França (em 98 pelo PSG), a Copa do Nordeste (Vitória, em 1999), e justamente a Copa do Brasil (em 2011, pelo Vasco da Gama). Os outros dois títulos do treinador foram o Campeonato Baiano (Vitória, em 2000) e o Campeonato Brasileiro da Série B (Botafogo, em 2015).

5-VITÓRIAS EM CAXIAS

As duas vitórias do São Paulo sobre o Juventude, na cidade gaúcha que receberá o confronto de volta desta quinta-feira (22), interessam ao Tricolor para o confronto de volta. A primeira, no dia 22 de fevereiro de 1959, por 3 a 2, em amistoso, daria a classificação direta para as quartas de final. A última, no dia 28 de julho de 2004, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, levaria a decisão para os pênaltis no Estádio Alfredo Jaconi.  O último jogo do clube, em Caxias do Sul, aconteceu no dia 27 de outubro de 2013, na vitória por 3 a 2 sobre o Internacional, pelo Brasileiro – Rodrigo Caio é o único jogador do elenco que atuou naquela partida.

6-HISTÓRICO

Das oito vitórias do Tricolor sobre o Juventude, na história do confronto, sete dariam a classificação direta para as quartas de final na noite desta quinta-feira (22) e uma levaria para a disputa de pênaltis. Vale lembrar que, até aqui, o São Paulo já disputou 54 mata-matas na Copa do Brasil, dos quais passou de fase em 39.