SãoPaulo.F.C
Érico Leonan
Tira-teima, tabu e estreias esquentam o duelo entre São Paulo e Sport da próxima quarta-feira (5)
Por Rubens Chiri / saopaulofc.net
Na próxima quarta-feira (5), na Ilha do Retiro, o Tricolor enfrentará o Sport em duelo que marcará a reta final do Campeonato Brasileiro: restam apenas mais dez jogos para o término da competição. E antes de embarcar para o Pernambuco, o site oficial do clube traz algumas curiosidades, estatísticas e atrativos para o confronto que colocará frente a frente duas equipes em situações semelhantes na tabela: com 35 pontos em 28 rodadas, os paulistas ocupam a 13ª colocação, enquanto o rival está no 14º lugar, com 33.
CHAVEZ > Artilheiro do elenco atual, com seis gols, o argentino Chavez está a um gol de igualar Paulo Henrique Ganso e assumir o segundo posto da temporada. Até aqui, após balançar as redes 16 vezes, Jonathan Calleri lidera o ranking de goleadores.
TIRA-TEIMA > Na Ilha do Retiro, os confrontos entre São Paulo e Sport estão rigorosamente empatados: seis vitórias para cada lado e sete empates. O Tricolor, porém, leva vantagem no número de gols marcados: 25 a 20.
TABU > O Tricolor não perde na Ilha do Retiro há quase 15 anos. A última derrota aconteceu no dia 28 de outubro de 2001, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, foram quatro jogos, com três vitórias e um empate.
HUDSON > O volante é dono da melhor média de desarmes do Campeonato Brasileiro deste ano: 4,5 por partida (72 roubadas de bola em 16 jogos até aqui). As exibições seguras do meio-campista deram mais força ao setor de marcação do Tricolor, que lidera este ranking na competição nacional: os são-paulinos são os que mais desarmam. Foram 532 roubadas de bola em 28 partidas, média de 19 por jogo. O Corinthians é o segundo mais eficiente, com 506, seguido pelo Internacional, com 486.
ESTREANTES > O duelo com o Sport poderá marcar duas estreias: Jean Carlos e Douglas. Maior assistente do Campeonato Brasileiro da Série B deste ano, quando deixou o Vila Nova-GO com oito passes certeiros para gols, Jean Carlos está relacionado pela segunda vez no Tricolor. Diante dos pernambucanos, o meia-atacante poderá estrear pelo São Paulo após ficar no banco de reservas diante do Flamengo (0 x 0).
Douglas, figura constante entre os relacionados dos últimos jogos após se recuperar de lesão, também vive a expectativa de vestir a camisa tricolor pela primeira vez. O jogador começou no Juventude-RS e passou pelo América-RN, antes de chegar ao Vasco, em 2010. No Rio, foi comandado por Ricardo Gomes na conquista da Copa do Brasil de 2011. Seguiu em 2013 para o Dnipro (vice-campeão da Liga Europa em 14/15 e eleito para a seleção do torneio), seu ex-clube até a chegada ao São Paulo.