Lancenet – Bruno Grossi
Juan Carlos Osorio, Lorde ou Profe para os colombianos, foi apresentado pelo São Paulo na última segunda-feira e já sinaliza com mudanças no clube, do dia a dia à escalação da equipe. Técnico quer que o Tricolor tenha mais coração e que até mesmo as estrelas se adaptem a sistema de rodízio no time titular. Com ele, Centurión e Ganso ganham força, mas dupla Pato-Fabuloso deve ser rara.
TREINOS INTENSOS
Uma das principais exigências de Juan Carlos Osorio para o elenco será a entrega total até mesmo durante os treinos do Tricolor no CT da Barra Funda. Os treinamentos também servirão para Osorio decidir quais profissionais trará do Atlético Nacional para a comissão técnica e se indicará atletas.
– Você trabalha um jogador no treino e nos jogos. O jogador tem que aproveitar o treino para que possa tomar melhores decisões nas partidas – justificou o técnico colombiano.
RODÍZIO DE TITULARES
Osorio chegou a ficar 149 jogos sem repetir escalações no Atlético Nacional. E esse rodízio deve ser implantado também no elenco do São Paulo.
– É um grande desafio fazer o jogador entender que o rodízio é um princípio não só do jogo, mas da vida. Não se compara jogadores por dinheiro e história. Se respeita esse prestígio, mas todos são iguais – avisou.
O colombiano deixou claro que suas mudanças são menos drásticas em jogos decisivos para errar menos, mas que a ideia é sempre dar espaço para jogadores jovens mostrarem serviço.
MARCAÇÃO PRESSÃO
Um dos princípios fundamentais de Osorio é: “defender bem é defender pouco”. A teoria parte da prática de uma marcação mais adiantada.
– É preciso defender com o mesmo número ou com um a mais do que o rival. Conto com a colaboração de todos. Pato, Ganso, Bastos e Wesley… Gosto de fechar laterais que avançam com dois pontas e um centroavante. Atrás, para defender, se são dois atacantes, jogo com três zagueiros. De resto,espelhar o rival. Gosto do princípio de roubar bolas no ataque e gostaria que isso fosse alcançado aqui. – disse.
POSIÇÕES DE GANSO
Juan Carlos Osorio é um apreciador do futebol de Paulo Henrique Ganso. A prova é que o técnico já tem algumas alternativas para escalar o meia. Em uma delas, o camisa 10 seria o armador centralizado, com dois volantes atrás e três homens de ataque à frente. Outra opção é deixar o Tricolor com apenas um volante marcador protegendo dois criadores: Ganso pela esquerda e outro pelo lado direito. Nessa formação, esquemas com três zagueiros ganham mais força.
CENTURIÓN EM ALTA
Ricardo Centurión foi a contratação mais cara do São Paulo no ano, mas ainda não se firmou como titular. Com Osorio, no entanto, isso deve ser apenas uma questão de tempo. O colombiano costuma investir muito em jogadas pelas pontas, sempre com velocidade, característica principal do jovem atacante argentino.
– É um grande jogador. Vejo em Ricky (apelido de Centurión) todas as condições de ser esse jogador que atua pelos lados no ataque – destacou o Lorde.
PATO CONTRA LF9
Ver Alexandre Pato e Luis Fabiano juntos no time titular do São Paulo, como contra o Internacional no domingo, pode se tornar algo raro com Osorio comandando o elenco tricolor. Para as pontas, Osorio tem Centurión, Michel Bastos e Cafu, além do garoto Ewandro.
– Creio que há possibilidade de Pato e Luis jogarem juntos, mas gosto de usar jogadores de lado. E aqui temos vários! Mas se pegamos uma equipe vulnerável, podemos tentar usar os dois juntos – explicou.
O Rodizo vai acontecer com o Osório:
Sai o Pipoca carne de pescoço e entra o Pato contra file
Sai a Múmia bucho de segunda e entra o Denis carne moida
Sai o Souza capa de file e entra o Centurion Picanha Argentina