Bastidores FC – GloboEsporte.com
O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva reuniu sua base aliada na última quinta-feira para recomendar aprovação do texto final do novo estatuto do São Paulo – divulgado oficlamente na sexta-feira.
O encontro com aproximadamente 30 pessoas teve representantes de diferentes grupos políticos como “Legenda”, “Legião Tricolor”, “Participação” e “Vanguarda”. Roberto Natel, ex-vice que saiu por desejo de se candidatar à presidência na eleição de abril de 2017, também participou.
Os aliados de Leco apoiaram a aprovação do texto final do novo estatuto, a ser debatido em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo no próximo dia 16. Eles também são a favor do voto aberto na eleição para presidente.
O assunto divide opiniões nos bastidores, pois o “Defenda o SPFC”, formado por cinco grupos políticos, é favorável ao voto secreto. Segundo Fernando Casal de Rey, coordenador do grupo e ex-presidente, há aproximadamente 70 conselheiros que defendem o voto fechado.
A aprovação ou rejeição por parte do Conselho na reunião do dia 16 não anulará o processo de reforma estatutária. O resultado confirmará a posição dos conselheiros, mas a decisão será tomada pelos associados, em assembleia geral, a ser realizada em dezembro.
Se aprovadas, as novas regras do São Paulo passam a valer a partir do início do novo mandato de presidente, em abril de 2017.
*Por Marcelo Hazan