Sem interessados, São Paulo e Michel Bastos negociam rescisão de contrato

471

globoesporte.com

Alexandre Lozetti

Diretoria tinha intenção de envolver meia numa troca para 2017, mas, como não há clubes dispostos a contratá-lo nesses termos, vínculo deverá ser encerrado

Michel Bastos treina no São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Michel Bastos não ficará no São Paulo em 2017, e já procura equipe
(Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

São Paulo e Michel Bastos devem, nos próximos dias, acertar a rescisão do contrato do jogador. A ideia da diretoria era envolvê-lo em alguma troca para reforçar o elenco, mas não há interessados. Já que é certo que ele não será utilizado no próximo ano, como não vinha sendo nos últimos meses, as partes negociam para encerrar o vínculo, que vai até dezembro de 2017.

Publicidade

Com a rescisão, o clube se vê livre de pagar um dos salários mais altos do elenco, e Michel, por outro lado, pode procurar uma equipe. Tanto ele quanto a diretoria do São Paulo acreditam que surgirão clubes dispostos a contar com seu futebol quando ele estiver desvinculado.

Michel chegou ao Tricolor no segundo semestre de 2014, rotulado pelo então vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro como craque. De fato, foi peça importante no vice-campeonato no Brasileirão daquele ano, e era o melhor jogador da equipe na Libertadores de 2015 até contrair dengue.

Michel Bastos foi peça importante no vice-campeonato no Brasileirão de 2014, e era o melhor jogador do São Paulo na Libertadores de 2015 até contrair dengue

Desde então, nunca mais foi o mesmo. Envolveu-se em polêmicas ao reclamar do técnico colombiano Juan Carlos Osorio, numa substituição, reclamou de sua escalação em posições que não fossem de sua preferência, e irritou demais a torcida ao pedir silêncio na comemoração de um gol, como resposta às críticas que vinham da arquibancada.

Desde então, a relação tornou-se insustentável. No primeiro semestre de 2016, a torcida organizada levou à porta do estádio um sósia de Michel com uma garrafa de cerveja na mão, e passou a apitar a cada vez que ele tocava na bola. O meia esboçou uma reação ao fazer gols importantes contra Toluca e Atlético-MG, na Libertadores, mas voltou a cair.

O novo técnico Rogério Ceni, que jogou com Michel em 2014 e 15, foi informado pela diretoria que ele não ficaria. A decisão nem passou por suas mãos. O São Paulo pensou em trocá-lo por Willian, mas o Cruzeiro declinou, além do salário do atacante da Raposa também ser alto. Outra ideia era utilizá-lo num negócio por Ricardo Oliveira. O Santos, entretanto, descartou.

No meio deste ano, São Paulo e Palmeiras quase trocaram Michel Bastos por Rafael Marques, mas o atacante, que acabou sendo campeão brasileiro, já havia estourado o limite de sete jogos, imposto pelo regulamento para troca de clubes que disputam a competição.

Com a rescisão em negociação, Michel Bastos, de 33 anos, vai à França. Ele e seu empresário, Emmanuel de Kerchove, têm o mercado daquele país como um dos focos para 2017. O jogador fez sucesso no Lille e no Lyon, entre 2006 e 2013.

1 COMENTÁRIO