ESPNFC.com.br
Caique Toledo
Eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta terça-feira, após ser derrotado pela Chapecoense nos pênaltis, o São Paulo precisa encarar o resultado como ele é: totalmente normal.
Não, não foi uma surpresa. Só colocava o São Paulo como um dos principais da competição quem achava que era o mesmo que atropelou todo mundo no ano passado. Não é: são mais de dez jogadores diferentes, entre limite de idade, idas para a Seleção Sub20 e convocados por Rogério Ceni para o time profissional. Esse, eliminado hoje pra Chapecoense, estava totalmente desfigurado. Não entrou como favorito no começo do campeonato. Estava longe de se parecer com a melhor equipe de base do Brasil em 2016.
Por mais que haja um investimento milionário em Cotia e que seja praticamente ‘obrigação’ o time alcançar todas as finais possíveis, a categoria de base não precisa ser campeã. Precisa revelar jogadores. E, isso, o atual Sub20 do São Paulo parece que vai fazer com gosto. É claro que, a partir do momento que você entra em campo, você precisa buscar uma mentalidade vencedora, correr atrás do resultado a todo custo e querer ganhar mais do que tudo. Mas, em questão de prioridades, eu sou muito mais tirar alguns jogadores úteis do que ser campeão.
No jogo em si, o time mereceu ser eliminado. Não criou, não teve oportunidades. Não que o time seja ruim, longe disso, mas não está perto do que era o time titular da temporada passada. Desse time que entrou hoje em campo, certamente aproveitaremos Militão, Caíque e Frizzo. O torcedor são-paulino precisa saber que o principal objetivo da Copinha é esse: revelar bons valores.
Como dito, é claro que queremos ganhar tudo, de Copinha a par ou ímpar. Mas o torcedor não pode julgar a base, multi-vencedora em 2016, pela derrota de hoje nos pênaltis. O importante é poder aproveitar alguns nomes no profissional. E podem ficar tranquilos que isso vai acontecer.
Não fiquei triste pela eliminação da molecada, eles mereceram serem eliminados pois não jogaram nada ao meu ver.
Além do que eu acho que a Chapecoense por tudo que passou no ano passado precisa mais desse título do que a gente, tanto que ela demonstrou justamente isso no jogo, que foi a vontade de vencer.
A nossa base passou uma reformulação e vimos que nessa nova safra há vários bons nomes que podem em breve figurar no time principal.
Essa base merece o meu respeito pois ganharam tudo o que puderam no ano passado, esse ano servirá para montagem de uma nova equipe forte, já que saíram vários da formação vencedora de 2016.