Peru já é o segundo país com mais seguidores e engajamento nas redes sociais do Tricolor
Érico Leonan – LANCE!
Por Rubens Chiri / saopaulofc.net
Grandes nomes do futebol uruguaio como Pedro Rocha, Darío Pereyra e Lugano aproximaram o Uruguai do Tricolor. E um novo país surge como aliado do clube: o Peru. A chegada do peruano, em 2015, foi responsável por um salto dos peruanos no ranking de seguidores e engajamento dos torcedores nas redes sociais do clube.
Do oitavo lugar, com 23 mil seguidores na página oficial do São Paulo no Facebook, o Peru foi para a segunda colocação, com pouco mais de 52 mil. O crescimento de 122% de novos seguidores fez o povo peruano superar os Estados Unidos, que durante muitos anos foi o país com maior engajamento nas redes sociais do clube, superado apenas pelo Brasil.
“Agradeço ao povo peruano pelo incentivo, porque é muito importante ter o apoio deles aqui. Além disso, todos no Peru sabem a grandeza do São Paulo, e com a minha chegada os torcedores peruanos adotaram o São Paulo como o clube deles no Brasil. Isso me motiva muito, e fico feliz que o meu povo possa acompanhar mais a história do São Paulo”, festeja o armador.
Camisa 10 do Tricolor e da Seleção Peruana, Cueva revela que sempre que retorna ao seu país de origem ouve elogios ao clube. “Todos me perguntam bastante sobre o São Paulo, como sou tratado no Brasil e como me sinto em jogar aqui. Sempre digo que é uma experiência única jogar no São Paulo, e ouço uma série de elogios ao clube. Quero conquistar títulos, porque estou atrás deste sonho pelo São Paulo. Estou contente com o meu momento, mas não me contento apenas com isso, porque quero uma passagem vitoriosa e com conquistas”, acrescenta.
Além de contar com a torcida de são-paulinos espalhados pelo mundo todo, o São Paulo está entre os clubes brasileiros que mais recebe apoio de fãs estrangeiros. Com grande histórico de títulos fora do Brasil e um elenco recheado de jogadores de diversas nacionalidades, o Tricolor conquistou a simpatia de torcedores de várias partes do mundo.
“Gostaria de agradecer ao povo peruano e peço que mantenham este apoio ao São Paulo, além de confiar em mim. Estou orgulhoso com a oportunidade de vestir esta camisa e contente com este engajamento deles nas páginas do clube”, finaliza. Para levar as informações sobre o São Paulo a esses tricolores e dar maior abrangência às iniciativas de internacionalização da marca do clube, a área de comunicação do clube lançou recentemente duas novas contas no Twitter, em inglês e espanhol, além de publicações no Medium (uma das plataformas que mais cresce no meio digital) também nas duas línguas.
As contas começam com vídeos de Rogério Ceni (inglês) e Cueva (espanhol), e recheadas de informação sobre a pré-temporada da equipe principal nos Estados Unidos. Todos os dias, pelo menos uma notícia publicada no site oficial é traduzida para as duas línguas e divulgada na rede social. Posts diários no próprio Twitter e também no Facebook estão previstos.
SITE MAIS ACESSADO DAS AMÉRICAS
Os números comprovam: o conteúdo produzido pelo Tricolor vem alcançando resultados cada vez mais expressivos. Na última semana, um estudo da UEFA colocou o site oficial do Tricolor como o site de clubes mais acessado das Américas. O saopaulofc.net e o endereço do egípcio Al Ahly são os dois únicos não-europeus que figuram no Top 20 mundial.
O São Paulo é ainda o único clube brasileiro a estar no Top 3 nacional nas principais mídias sociais. Somados, os canais tricolores alcançam quase 12 milhões de seguidores. A página do clube no Facebook chegou a um alcance de até 35 milhões de pessoas em uma mesma semana em 2016, logo após a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians.
A iniciativa de internacionalização da comunicação do clube expande agora o alcance do conteúdo produzido pela Comunicação do clube, levando o Tricolor aos corações de fãs do futebol de diversas nacionalidades.