Antes da aula, Osorio confirma volta de Luis Fabiano e pede dois reforços.

84

GloboEsporte.com

Carlos Augusto Ferrari

 

Técnico, que começa a estudar português nesta sexta, indica Pato e Fabuloso contra o Coxa e deixa dúvida sobre Wesley. Ele quer ainda um zagueiro e outro atacante.

Publicidade

Juan Carlos Osorio abriu a entrevista de coletiva desta sexta-feira, no CT da Barra Funda, animado, mas não só pela vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, em Brasília. Assim que entrou na sala de imprensa, sempre sorridente, o treinador revelou que estava escrevendo um livro após o treino e que, à tarde, começará a ter aulas de português para aprimorar o contato com os jogadores.

Ainda em portunhol, o treinador deu mais pistas do que de costume sobre a escalação para enfrentar o Coritiba, domingo, às 11h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Eu traria um zagueiro canhoto e outro ponta rápido para jogar pelo lado direito. Creio que aí teríamos um elenco mais completo
Juan Carlos Osorio

Luis Fabiano, preservado na última rodada, voltará ao time. Alexandre Pato, destaque na goleada sobre os cariocas, permanecerá na equipe. Wesley, que sofreu uma pancada nas costas durante a atividade da manhã, agora é dúvida. O rodízio continuará.

– Sim, pensamos em fazer outras alterações, e tenho Luis em meus planos para iniciar (a partida). É importante mudar, ter um rodízio para que todos participem e ter possibilidades de ganhar – afirmou.

O treinador colombiano voltou a destacar a força do elenco, mas não escondeu a necessidade de receber reforços para manter o São Paulo na disputa pelos primeiros lugares do Brasileirão.

Nas últimas semanas, ele perdeu Souza, Paulo Miranda e Denilson, negociados, além do zagueiro Dória, que retornou ao Olympique de Marselha, da França.

– Eu traria um zagueiro canhoto e outro ponta rápido para jogar pelo lado direito. Creio que aí teríamos um elenco mais completo – disse.

Confira a entrevista coletiva de Juan Carlos Osorio:

Juan Carlos Osorio São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Juan Carlos Osorio, em coletiva no CT do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Dia
– Hoje é minha primeira aula de português, tenham um pouquinho de paciência. Estava escrevendo um livro, agora é só o São Paulo. Vou fazer todo o esforço de sempre.

Recado para a torcida
– Eu diria paciência. Eu não creio em mágica, não sou mágico. Sou um homem trabalhador e creio no trabalho do dia a dia. Hoje, tivemos o treino número 20 com o time. Creio que estamos vendo comportamentos que vão caracterizar o São Paulo. Eu pediria à torcida que tenha paciência não só comigo, mas também com a equipe. Temos um bom elenco e vamos ser protagonistas.

Wesley
– Creio que ele tem sido muito importante para o time. Espero contar com ele, mas não estamos certos se poderemos. Para a posição dele temos Hudson, Rodrigo, Boschilia. Amanhã saberemos mais sobre Wesley.

Ganso
– Sim, estou satisfeito. Cada vez mais ele mostra que é um jogador de equipe. Ele tem mostrado esforço, o talento dele é inegável. Eu prefiro trabalhar com um grupo reduzido. Prefiro 20 ou 22 jogadores, mais goleiros, 25 ou 26, para poder trabalhar com todo o grupo.

Sei pouco sobre o Coritiba, honestamente. Voltamos, treinamos e vi a partida contra o Vasco. Agora às 13h temos reuniões com os defensores para revisar o vídeo do jogo anterior. Amanhã, penso em me familiarizar com o Coritiba.
Juan Carlos Osorio, técnico do São Paulo

Briga pelo título
– Se voltam Carlinhos, Bruno, Breno, considero que temos todas as possibilidades de sermos protagonistas e brigar pelos primeiros postos da classificação.

Adversário
– Sei pouco sobre o Coritiba, honestamente. Voltamos, treinamos e vi a partida contra o Vasco. Agora às 13h temos reuniões com os defensores para revisar o vídeo do jogo anterior. Amanhã, penso em me familiarizar com o Coritiba. Vai ser um jogo difícil, todas as equipes jogam muito atrás no Morumbi. Creio que podemos iniciar melhor o jogo e ter melhores possibilidades.

Rodízio
– Há vários fatores, não é só o momento de fazer o rodízio. Hoje, por exemplo, Rodrigo, Thiago e Wesley fizeram um teste para medir o cansaço e outros fatores. Ontem, era muito elevado. Hoje, está normal. Amanhã vamos fazer novamente. Outro fator é o bom momento. Pato está em um excelente momento, seria difícil substituí-lo. Poderia colocar outro para cuidar dele.

Time para domingo
– Como não temos jogo no meio da semana, vamos colocar a equipe melhor possível para ganhar e nos aproximarmos mais”.

Tenho essa experiência de Manchester City x Manchester United por uma razão que poucos conhecem. Para evitar os pubs, que abrem às 11h. A nossa estratégia é treinar como hoje, perto das 11h. No dia do jogo, acordar três horas antes, tomar café da manhã e ir para o jogo
Juan Carlos Osorio, ex-auxiliar do City

Jogar às 11h
– Tenho essa experiência de Manchester City x Manchester United por uma razão que poucos conhecem. Para evitar os pubs, que abrem às 11h. A nossa estratégia é treinar como hoje, perto das 11h. No dia do jogo, acordar três horas antes, tomar café da manhã e ir para o jogo.

Brasileirão
– Continuo pensando que é espetacular, as torcidas são muito apaixonadas, os campos são espetaculares. Os estádios também. A qualidade técnica é muito alta. Creio que a expectativa que eu tinha é certa.

O que chama atenção
– O campeonato é muito parelho. Mas há particularidades. Por exemplo, quase todos os times jogam no 4-2-3-1. Muito boa bola parada, os laterais vão ao ataque, os zagueiros não são muitos rápidos, não conduzem a bola. Uma coisa muito importante é fazer o primeiro gol.

Torcida
– Creio que São Paulo é um bom time, é protagonista e vai seduzir a torcida. Indiscutivelmente, uma das coisas que mais me chamavam a atenção, era a aproximação da torcida com a equipe. Joguei em Sete Lagoas e o campo era muito pequeno. Jogamos contra o Atlético-MG, você se sentia como se fosse contra 40 mil. Entendo que há distância no Morumbi, mas espero que a torcida se aproxime do time.

Havíamos planificado para jogar contra um 4-4-2. Quando vimos a escalação, era um 4-2-3-1 e usei os chinelos como ferramenta pedagógica para saber o que fazer
Juan Carlos Osorior

Mais público
– Espero, sou otimista que nossa torcida entenda o momento do clube. Necessitamos o apoio de todos. Estamos melhorando, a equipe tem mais o controle do jogo. Necessitamos que os torcedores apoiem o time.

Centurión
– Ele é muito bom, porque não é referência na área. Quando tenho um jogador como ele, rápido, que joga nas costas dos zagueiros, não é referência para eles. Sobre a opinião dele, está no direito, todos querem jogar sempre. Espero que respeitem minha decisão, sempre pensando no melhor para o time e não para o jogador.

Chinelos
– Havia um técnico inglês que fazia isso com frequência e me pareceu uma boa ideia. É fácil usando a didática para que se entenda melhor o funcionamento do time. Havíamos planificado para jogar contra um 4-4-2. Quando vimos a escalação, era um 4-2-3-1 e usei os chinelos como ferramenta pedagógica para saber o que fazer.

Rodrigo Caio como zagueiro
– A conversa com Rodrigo foi como todos, muito bons profissionais, entendem bem. Lembro de Rodrigo em uma partida que jogou como volante em Medellín. Ele fez grandes jogos. Ele entende que é melhor zagueiro, porque ele Rafael e Lucão são muito bons. Mas a necessidade do time de ter um jogador nessa posição, com bom jogo aéreo e boa distribuição de bola.

Osorio usa chinelos e pequenos cones para explicar posicionamento a jogadores (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Osorio explicou o uso de chinelos e pequenos cones para orientar os jogadores (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

6 COMENTÁRIOS

  1. No inicio da noite de domingo escreverei: O pipoqueiro voltou e sumiu o belo futebol jogado contra o Vasco, o pipoqueiro voltou e o time se danou….Não é vaticinio, é lembrança do que aconteceu recentemente e tem acontecido sempre….e quando ele joga se repete….