FOTO por Rubens Chiri / saopaulofc.net
O Tricolor entrou em campo na tarde deste sábado (11), na Arena Allianz Parque, com a missão de aumentar a sua série invicta na temporada e conquistar o primeiro resultado positivo na casa do rival. No entanto, com gols de Dudu, Tchê Tchê e Guerra, o Palmeiras levou a melhor e venceu por 3 a 0 o clássico válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista de 2017.
Apesar do revés no Choque-Rei deste final de semana, fora de casa, o São Paulo se manteve na liderança do Grupo B, com 14 pontos. Na próxima quarta-feira (15), às 19h30, no Estádio Fraqueirão, o Tricolor visitará o ABC-RN pelo duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Com a vitória por 3 a 1 no confronto de ida, no Morumbi, os paulistas ganharam o direito de perder por até um gol de diferença que ainda assim avançarão no torneio nacional.
Para encarar os palmeirenses, o técnico Rogério Ceni não contou com o peruano Cueva, que foi cortado com um edema na coxa esquerda. Já o zagueiro Breno, que estava em estado gripal nos últimos dias, ficou como opção no banco de reservas. Assim, sem o goleiro Sidão (lombalgia), o capitão Maicon (entorse no tornozelo esquerdo) e o meio-campista Wesley (artroscopia no joelho), o time são-paulino foi escalado com Denis; Buffarini, Douglas, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, João Schmidt e Cícero; Thiago Mendes, Lucas Pratto e Luiz Araújo.
O adversário atuou com Fernando Prass; Fabiano, Mina, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Tchê Tchê e Michel Bastos; Guerra, Dudu e Willian. Quando a bola rolou, o Palmeiras começou pressionando e dificultou a saída de bola do Tricolor, que não teve vida fácil para trocar passes nos primeiros 45 minutos. O rival apertava no campo de ataque e, dessa forma, o time são-paulino não conseguia buscar as jogadas na frente.
A primeira oportunidade do São Paulo surgiu apenas aos 19 minutos: Thiago Mendes avançou pela direita e cruzou para Pratto. Fernando Prass tentou cortar, mas a bola sobrou para o camisa 14, que recuperou e finalizou. O arqueiro defendeu a finalização do argentino e impediu que as redes balançassem. Grande jogada do atacante são-paulino, que confundiu a marcação para se livrar dos zagueiros e chutar.
Pouco depois, aos 25, os visitantes levaram perigo novamente: desta vez, porém, em cobrança de bola parada. Thiago Mendes bateu falta na área do Palmeiras, a bola passou por todo mundo e assustou Fernando Prass – por pouco o meio-campista Cícero não conseguiu aproveitar. E quando o clássico era equilibrado, os donos da casa abriram o placar na reta final do primeiro tempo com Dudu, aos 45 minutos: 1 a 0.
Na volta para a segunda etapa, para dar mais opções ofensivas ao time, Rogério promoveu a entrada do atacante Wellington Nem na vaga do volante Jucilei. Assim, o camisa 21 ficou aberto pela direita, Luiz Araújo pela esquerda, Pratto centralizado e Thiago Mendes ao lado de Cícero e João Schmidt no meio de campo. A alteração do comandante, no entanto, não teve tempo surtir efeito. Aos 10 minutos, Tchê Tchê bateu de fora da área e ampliou para os mandantes: 2 a 0.
Aos 17, Lucas Fernandes herdou o lugar de João Schmidt e tentou fortalecer o setor de criação da equipe, que quando esboçava a reação sofreu o terceiro gol aos 25 minutos anotado por Alejandro Guerra: 3 a 0. Apesar do revés no Choque-Rei deste final de semana, fora de casa, o Tricolor se manteve na liderança do Grupo B, com 14 pontos.