Cueva, de bico, decide de novo e comanda classificação!

192

Sempre decisivo, o peruano Cueva comandou a classificação do Tricolor para a próxima fase da Copa do Brasil de 2017! Na noite desta quarta-feira (15), com gol de ‘bico’ do camisa 10, o São Paulo arrancou o empate por 1 a 1 com o ABC-RN no duelo de volta, no Estádio Frasqueirão, e se manteve firme na competição em busca do inédito título. Com o triunfo por 3 a 1 na primeira partida entre os clubes, no Morumbi, os paulistas levaram a melhor no placar agregado e avançaram para a quarta fase.

Publicidade

Agora, o Tricolor aguarda o sorteio da CBF para conhecer o seu próximo adversário. Para chegar até aqui, o São Paulo passou por Moto Club-MA, PSTC-PR e ABC-RN. Antes de atuar no torneio nacional, porém, a equipe são-paulina retomará o foco na disputa do Campeonato Paulista. No final de semana, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, os comandados de Rogério Ceni receberão o Ituano pela nona rodada.

Para encarar os potiguares, o Tricolor contou com Cueva, recuperado de um edema no músculo posterior da coxa esquerda que o tirou do clássico contra o Palmeiras no último final de semana. Já o goleiro Sidão (lombalgia), o zagueiro Maicon (entorse no tornozelo esquerdo), o meio-campista Wesley (artroscopia no joelho) e o centroavante Lucas Pratto (fratura no nariz) não estavam à disposição para o embate no Rio Grande do Norte.

Assim, Rogério escalou o time são-paulino com Denis; Buffarini, Lugano, Rodrigo Caio e Junior Tavares; João Schmidt, Thiago Mendes e Cícero; Welligton Nem, Gilberto e Cueva. Já o adversário começou a partida com Edson; Levy, Oswaldo, Cleiton e Romano; Márcio Passos, Felipe Guedes e Gegê; Erivélton, Nando e Echeverria.

Quando a bola rolou, para tentar tirar a vantagem conquistada pelos paulistas na primeira partida, os mandantes se mandaram para o ataque e balançaram as redes logo aos dois minutos: após cobrança de escanteio de Erivélton, Márcio Passos testou e inaugurou o placar: 1 a 0. Sem acusar o golpe, o Tricolor tratou de responder e por pouco não deixou tudo igual aos quatro minutos: Buffarini cruzou, Wellington Nem desviou e Oswaldo tirou em cima da linha! No rebote, Cueva bateu, mas a zaga cortou.

Os visitantes esboçavam uma reação quando perdeu Rodrigo Caio aos 11 minutos – lesionado, o camisa 3 deu lugar ao jovem Lyanco, que fez a sua estreia na temporada após defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano. Daí em diante, mesmo diante de um rival que pressionava, o Tricolor conseguiu conter as descidas dos potiguares e contou com boa defesa do goleiro Denis, que aos 33 minutos se esticou todo para espalmar e impedir o segundo tento do ABC.

Após conter o ímpeto dos mandantes, o Tricolor ganhou mais confiança para sair nos contragolpes e buscar o gol. E foi assim que os comandados de Rogério Ceni chegaram ao empate aos 37 minutos: Thiago Mendes roubou bola no meio e tocou para Cueva, que lançou para Gilberto pela direita. O camisa 17 fintou o marcador e devolveu para o peruano, que ajeitou e finalizou para deixar tudo igual: 1 a 1!

Na volta para a segunda etapa, motivado pelo bom desempenho no final dos primeiros 45 minutos, o São Paulo assustou logo aos dois minutos: Cueva bateu falta e, após bate-rebate, Lyanco finalizou. A bola passou rente à trave! Os potiguares até tentaram levar perigo novamente e responder ao ataque são-paulino, mas esbarravam no sistema defensivo dos visitantes que soube conter as investidas.

Nas rápidas escapadas, o Tricolor ainda conseguia explorar as jogadas na frente. Aos 21 minutos, Gilberto recebeu lançamento de Cueva, aproveitou a bobeada do marcador e tentou tocar por cima do goleiro, que impediu o segundo gol são-paulino. Mais tarde, aos 31, Lucas Fernandes – que entrara na vaga de Cueva – recebeu do camisa 17 e também tocou na saída do arqueiro, porém, ficou no quase.

Dessa forma, apesar de muita entrega das duas equipes, as redes não balançaram novamente no Rio Grande do Norte. Melhor para o São Paulo, que eliminou os potiguares no placar agregado (4 x 2) e avançou para a quarta fase da Copa do Brasil. O próximo adversário do clube, que busca a inédita conquista, será definido após sorteio da CBF.