Menos lesões, cartões e…menos gols também. L. Fabiano vive pior ano no SP

47

UOL

Dassler Marques

 

  • Guga Matos/JC Imagens/Estadão Conteúdo

    Publicidade

    Luis Fabiano não joga o clássico. Mas ausência mais sentida será Pato

  • Luis Fabiano não joga o clássico. Mas ausência mais sentida será Pato

Na última sexta-feira (31), o STJD aumentou a suspensão de Luis Fabiano para dois jogos e assim o tirou do clássico entre São Paulo x Corinthians, no domingo que vem (9).

Curiosamente, Luis quase nunca foi tão presente em sua atual passagem pelo São Paulo quanto em 2015. Mas estar mais tempo em campo não se tornou sinônimo de melhor futebol.

Na reta final de seu contrato com o São Paulo, Luis Fabiano faz cada vez menos gols e, naturalmente, já não é mais uma ausência tão sentida como em outros tempos. A média de 0,24 gol por jogo faz a temporada atual ser a pior dele com a camisa são-paulina. Esses números caem ano após ano desde o retorno do centroavante.

A queda de produção ocorre justamente quando, livre de lesões e menos explosivo em campo, Luis Fabiano conseguiu atuar em 61% dos jogos do São Paulo. Esse percentual de assiduidade ele só superou em 2014, com 65% de presença.

Recentemente, o São Paulo teve a oportunidade de negociar Luis Fabiano e reduzir a folha salarial, mas não aceitou liberar o centroavante de graça para o Cruz Azul-MEX. Logo depois disso, relacionado para enfrentar o Sport, ele foi expulso pela segunda vez no ano.

O clássico com o Corinthians será a 20ª partida que Luis Fabiano perde por suspensão em quase cinco anos no São Paulo, mas a ausência mais sentida para Juan Carlos Osorio deverá ser Alexandre Pato. Com 17 gols marcados, Pato foi às redes mais vezes que todos os atacantes juntos no ano. Wilder Guisao e o jovem João Paulo são os únicos à disposição para o clássico.

Confira a assiduidade e a média de gols de Luis Fabiano desde 2011:

2011
Participou de 20% dos jogos*
Média: 0,58 gol por jogo

2012
Participou de 56% dos jogos
Média: 0,70 gol por jogo

2013
Participou de 61% dos jogos
Média: 0,42 gol por jogo

2014
Participou de 65% dos jogos
Média: 0,43 gol por jogo

2015
Participou de 61% dos jogos
Média: 0,24 gol por jogo

* Atuou em 12 de 58 jogos realizados no ano desde que foi apresentado.

1 COMENTÁRIO