São Paulo x Corinthians domina a lista de clássicos estaduais com melhores públicos

454

Dos cinco confrontos com mais presença de torcedores em 2017, o Majestoso está em três, incluindo os dois maiores. Gre-Nal e Cruzeiro x Atlético-MG também se destacam; Fla-Flu é apenas o 10º

Faltando pouco mais de uma semana para o Brasileirão, muitos torcedores estão na expectativa para o início do principal campeonato do futebol nacional. No entanto, não dá para menosprezar a tradição dos estaduais, que movimentam as torcidas de norte a sul do Brasil nos primeiros meses do ano, estimulando a rivalidade local sobretudo através dos clássicos.

Aproveitando que a maioria destas competições conhecerá os seus campeões no próximo domingo, o GloboEsporte.com fez um levantamento com base na presença de público pagante nos estádios dos 60 clubes das Séries A, B e C para saber os confrontos regionais que mais têm atraído torcedores.

No topo da lista aparece o Majestoso, ocupando as duas primeiras colocações. Na liderança está o duelo entre São Paulo e Corinthians, disputado no dia 26 de março, pela penúltima rodada da fase de classificação do Paulista, e que terminou empatado por 1 a 1. Na ocasião, 51.869 torcedores foram ao Morumbi, registrando o quarto maior público do futebol brasileiro em 2017 envolvendo todas as competições. Tais marcas – maior público em clássicos estaduais e do futebol brasileiro como um todo – podem ser batidas no segundo jogo da final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, pois mais de 50 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente.

Publicidade
Clássico estadual com maior presença de público em 2017, primeiro Majestoso da temporada teve grande presença de são-paulinos. Partida no Morumbi terminou empatada por 1 a 1 (Foto: Luis Moura / Estadão)

Clássico estadual com maior presença de público em 2017, primeiro Majestoso da temporada teve grande presença de são-paulinos. Partida no Morumbi terminou empatada por 1 a 1 (Foto: Luis Moura / Estadão)

Na sequência aparece o triunfo do Timão sobre o Tricolor Paulista no mesmo estádio por 2 a 0, presenciado por 45.366 pagantes, na partida de ida da semifinal do estadual. Não é a toa que na média de pagantes nos jogos como mandante, o Tricolor Paulista esteja na frente. Os dois clubes rivais ainda foram responsáveis pela quarta melhor presença de torcedores (43.008) no jogo de volta – empate por 1 a 1 na Arena Corinthians – que garantiu os corintianos na decisão.

Mesmo não se enfrentando na final do Gaúcho, o único Gre-Nal disputado até agora em 2017 ocupa a terceira posição entre os clássicos estaduais com maior público. No total, 43.032 torcedores pagaram ingresso para acompanharem o empate por 2 a 2, na casa do Grêmio, pela sexta rodada da fase de classificação. Fechando o Top 5 aparece o confronto entre Cruzeiro e Atlético-MG (39.811), na estreia das duas equipes na Primeira Liga deste ano – vitória da Raposa por 1 a 0, no Mineirão. O empate entre os rivais por 0 a 0 no primeiro jogo da final do estadual vem logo atrás em sexto lugar (38.722), enquanto o triunfo celeste por 2 a 1 ainda na primeira fase do Mineiro está em nono (35.390).

Se por um lado, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão na relação dos cinco clássicos com mais presença de público, por outro o Rio de Janeiro deixa muito a desejar. Os cariocas aparecem só na 10ª posição, com o Fla x Flu que terminou com vitória rubro-negra por 1 a 0 diante de 34.926 espectadores, no primeiro jogo da decisão. Lembrando que o Flamengo tem os três maiores públicos do futebol brasileiro na atual temporada, nas vitórias sobre Universidad Católica (54.555) San Lorenzo (54.052) e Atlético-PR (53.389), respectivamente.

Outras duas partidas válidas pela fase de classificação do Paulista estão no ranking dos 10 clássicos estaduais com melhor público: Corinthians 1 x 0 Santos (36.111) e Palmeiras 3 x 0 São Paulo (36.090), respectivamente na sétima e oitava colocações. Chama a atenção o fato de confrontos históricos de grande rivalidade e presença de torcedores nos estádios como Flamengo x Vasco, conhecido como Clássico dos Milhões, e Corinthians e Palmeiras, não estarem nem entre os 30 maiores.

 (Foto: GloboEsporte.com)  (Foto: GloboEsporte.com)

(Foto: GloboEsporte.com)