Por Rubens Chiri / saopaulofc.net
Antes mesmo de a bola rolar, a torcida tricolor já sabia: ter Hernanes em campo era uma das grandes armas da equipe na briga pela primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro de 2017. E com o reforço do camisa 15, o São Paulo conquistou uma épica virada sobre o Botafogo por 4 a 3 neste sábado (29), no Engenhão, em duelo válido pela 17ª rodada. O jogador, que anotou o seu centésimo gol na carreira, foi um dos protagonistas e participou de mais um capítulo marcante na história do clube.
“Foi demais! Nem nos melhores sonhos o planejamento poderia ser de um jogo assim. Foi justiça, porque só nos jogamos. O Botafogo se fechou atrás e apostou nos contra-ataques. Mas a gente merecia esse resultado, porque jogamos bem e buscamos o resultado. Foi uma vitória importantíssima. Só não vou falar um palavrão, porque sou Profeta (risos). Mas aqui é São Paulo…”, brincou o camisa 15.
Curiosamente, o time botafoguense foi o primeiro adversário de Hernanes em competições oficiais do jogador pelo São Paulo: o atleta, que estreou em 2004 no amistoso contra o Los Angeles Galaxy-EUA (1 x 0), encarou os cariocas no dia 19 de junho de 2005 pelo torneio nacional, na vitória são-paulina por 1 a 0.
De quebra, outro ingrediente deu ainda mais importância ao reforço do camisa 15 para o embate deste final de semana: no único triunfo do Tricolor sobre o Botafogo, no Estádio Olímpico Nilton Santos antes deste sábado (29), o meio-campista marcou um dos gols dos paulistas na vitória por 2 a 1, no dia 29 de outubro de 2008, pelo Brasileiro – Jean fez o outro. De lá para cá, a equipe são-paulina atuou mais quatro vezes no Engenhão até o encontro deste ano: um empate e três derrotas.
“Futebol é detalhe. Qualquer pequeno atraso de marcação, você deixa espaço e sai o gol. E foi assim que eles marcaram no primeiro tempo. Dominamos o jogo tendo posse de bola. Me senti bem e estou preparado para ajudar os meus companheiros. Claro que ainda falta um pouco de ritmo de jogo e estou um pouco cansado, mas no decorrer da competição vou evoluir mais. Achei que fosse sofrer antes do jogo, mas aguentei bem”, finalizou Hernanes, que anotou o seu centésimo gol na carreira.
Com 545 jogos na carreira até aqui, somando passagens por todos os clubes e Seleção Brasileira, o meio-campista marcou 100 gols com o tento deste final de semana: São Paulo (39), Santo André (oito), Lazio (41), Inter de Milão (sete), Juventus (dois), Hebei Fortune (um) e Seleção Brasileira (dois). Além dos gols, Hernanes detém 55 assistências na carreira, sendo 29 pelo Tricolor.