GloboEsporte.com
Alexandre Lozetti
No Campeonato Brasileiro, nenhum time tem mais jogadores na lista de goleadores do que o Tricolor: 13 já marcaram. No fim de semana, estreantes brilharam. Quem será o próximo?
O São Paulo fez 20 gols no Campeonato Brasileiro, tem apenas o 10º melhor ataque, mas a rotatividade supreende: depois de 17 rodadas, 13 jogadores já marcaram, número mais alto da competição ao lado de Chapecoense e Flamengo. A estatística anima a equipe, que tenta na noite desta quinta-feira, contra o Coritiba, no Morumbi, se afastar mais da zona de rebaixamento.
Lucas Pratto é o artilheiro tricolor no Brasileirão, com cinco gols. Luiz Araújo, Marcinho e Marcos Guilherme fizeram dois cada um. E outros nove atletas marcaram uma vez: Arboleda, Jucilei, Hernanes, Cueva, Lucas Fernandes, Shaylon, Thomaz, Wellington Nem e Gilberto.
Quantos jogadores marcaram em cada equipe no Brasileirão:
- São Paulo, Chapecoense e Flamengo: 13
- Bahia, Fluminense, Sport e Vasco: 12
- Atlético-PR, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Santos: 11
- Atlético-GO, Atlético-MG e Cruzeiro: 10
- Botafogo e Vitória: 9
- Ponte Preta: 8
- Coritiba: 7
- Avaí: 6
Uma explicação possível para o alto número de jogadores na tabela de artilheiros é a demora para encontrar uma equipe. Nas primeiras rodadas, Rogério Ceni perdeu jogadores como Luiz Araújo, Maicon e Thiago Mendes, e mexeu bastante na escalação, também em busca de uma formação mais sólida depois de eliminações consecutivas em três torneios.
Porém, depois que o ex-técnico saiu é que houve um “boom” de novos goleadores: Arboleda, Shaylon, Lucas Fernandes, Cueva, Hernanes e Marcos Guilherme fizeram seus únicos gols no Brasileirão nas seis últimas rodadas: uma com o interino Pintado e cinco com Dorival Júnior.
Com a política de manutenção de uma base titular, adotada por Dorival para tirar o São Paulo do sufoco, é possível que esse número se estabilize. Nesta quinta, por exemplo, a formação deverá ser a mesma da vitória sobre o Botafogo.
Dos 11 jogadores que entrarão em campo, ainda não fizeram gols no Brasileirão Renan Ribeiro – e no São Paulo é até justo incluir o goleiro na estatística –, os laterais Bruno e Edimar, o zagueiro Rodrigo Caio e o volante Petros.
Artilheiros do São Paulo no Brasileirão:
- 5 gols: Pratto
- 2 gols: Luiz Araújo, Marcinho e Marcos Guilherme
- 1 gol: Arboleda, Cueva, Gilberto, Hernanes, Jucilei, Lucas Fernandes, Shaylon, Thomaz e Wellington Nem
Veja as informações do São Paulo para o jogo contra o Coritiba:
Local: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: quinta-feira, 19h30 (de Brasília)
Escalação: Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei e Petros; Marcinho, Hernanes e Cueva; Lucas Pratto
Desfalques: Wellington Nem (passará por cirurgia no joelho direito), Maicosuel (aprimora a forma física), Júnior Tavares (edema na coxa direita), Lucas Fernandes (estiramento na coxa esquerda), Morato (cirurgia no joelho, só volta em 2018) e Denis (tendinite no ombro esquerdo)
Pendurados: Cícero, Rodrigo Caio, Wellington Nem, Cueva, Lucas Pratto, Júnior Tavares e Petros
Arbitragem: Pericles Bassols (PE), auxiliado por Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jota Jr e William Machado)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 18h30
Esse site já foi melhor…