GazetaEsportiva.net
A uma rodada do fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o São Paulo ocupa a zona de rebaixamento. O Tricolor enfrenta o Bahia, neste domingo, fora de casa, e luta por mais uma recuperação na competição. Desde o início do sistema de pontos corridos no Brasileirão, em 2003, o clube do Morumbi esteve no Z4 em duas oportunidades ao final do primeiro turno: 2005 e 2013.
A primeira vez que o Tricolor amargou a zona da degola foi em 2005. Na 21ª rodada – o Campeonato teve 42 rodadas -, a equipe do técnico Paulo Autuori perdeu fora de casa para o Atlético-PR, por 4 a 2, e estacionou na 19ª posição, terminando o primeiro turno como o primeiro time da zona de rebaixamento com 21 pontos. Ao final da competição, a equipe conseguiu se salvar e ainda terminou o torneio em 11º, classificando-se à Copa Sul-Americana.
O clube do Morumbi voltar a flertar com o rebaixamento em 2013. Novamente com Paulo Autuori na comissão técnica e com Rogério Ceni, Ganso e Luis Fabiano como principais estrelas, a equipe iniciou o segundo turno na 18ª posição, com 18 pontos somados.
Após altos e baixos na competição, e já com Muricy Ramalho como treinador, o São Paulo conseguiu se salvar do rebaixamento e terminar o Brasileirão na nona colocação. A edição de 2013 do torneio ficou marcada pelo escândalo que envolveu Fluminense e Portuguesa, e o time paulista acabou caindo para a Série B.
Na 16ª posição, com 19 pontos e 35,2% de aproveitamento, o São Paulo, sob o comando de Dorival Junior, que possui experiência no quesito “fuga do rebaixamento”, o Tricolor tem uma verdadeira decisão pela frente. O clube enfrenta o Bahia, neste domingo, na arena Fonte Nova, às 16h00 (de Brasília). O São Paulo não poderá contar com Rodrigo Caio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, mas deve ter força máxima contra os baianos.
Não podemos achar que todas vezes serão iguais, até temos exemplos recentes de time considerado grande e caiu.
Tivemos não só uma mas várias oportunidades de sair mas por pura incompetência desperdiçamos todas, já que empatamos ou perdemos com times que estão disputando com a gente a saída da degola.
E isso é muito preocupante por agora iremos bater com times que estão disputando títulos ou libertadores, sinceramente não sei mais o que esperar desse São Paulo, o qual fica muito aquém da grandeza que sempre fomos.