Segundo tempo e jogadores do banco: os trunfos do São Paulo para fugir do Z-4

329

GloboEsporte.com

Alexandre Lozetti

Na zona de rebaixamento do Brasileirão, Tricolor faz 76,1% de seus gols na etapa final dos jogos e, graças ao desempenho dos reservas, tem cinco pontos a mais no campeonato.

O São Paulo enfrenta o Bahia às 16h deste domingo, na Arena Fonte Nova, e tem poucos trunfos a ostentar na péssima campanha do Campeonato Brasileiro, em que ocupa a 17ª colocação, na zona de rebaixamento. Mas o retrospecto na competição aponta que o segundo tempo e os jogadores que começarão no banco de reservas podem representar uma esperança para o torcedor.

A equipe marcou 21 gols no Brasileirão: 16 na etapa final (76,1%) e apenas cinco no primeiro tempo. E nove desses gols foram feitos por jogadores que entraram durante a partida. Eles ganharam pelo cinco pontos na tabela. Sem eles, hoje o São Paulo seria o penúltimo.

Publicidade

Na derrota por 2 a 1 para o Coritiba, na última quinta-feira, essas estatísticas se fundiram quando Denilson, que havia entrado aos 24 minutos do segundo tempo, diminuiu o placar aos 43.

Os gols do São Paulo no Brasileirão
Ataque tem funcionado muito mais no segundo tempo dos jogos
Gols5516161º tempo2º tempo05101520

Gols de reservas do São Paulo no Brasileirão:

  • Luiz Araújo: São Paulo 2×0 Avaí, 2ª rodada
  • Thomaz: São Paulo 2×0 Vitória, 5ª rodada
  • Wellington Nem: Corinthians 3×2 São Paulo, 6ª rodada
  • Shaylon: Santos 3×2 São Paulo, 12ª rodada
  • Marcinho: São Paulo 2×2 Atlético-GO, 13ª rodada
  • Lucas Fernandes: São Paulo 1×1 Grêmio, 16ª rodada
  • Marcos Guilherme (2): Botafogo 3×4 São Paulo, 17ª rodada
  • Denilson: São Paulo 1×2 Coritiba, 18ª rodada

Contra o Botafogo, Marcos Guilherme substituiu Petros e fez dois. Dias antes, Lucas Fernandes entrou no intervalo e garantiu o empate com o Grêmio.

Marcos Guilherme: titular ou reserva neste domingo? (Foto: Erico Leonan/site oficial do SPFC)

Marcos Guilherme: titular ou reserva neste domingo? (Foto: Erico Leonan/site oficial do SPFC)

O roteiro de muitos desses jogos foi semelhante. O Tricolor saiu atrás no placar ou estava empatando em casa e, desesperado pela vitória, fez alterações que deixaram a equipe mais perigosa no ataque e pressionou o adversário.

Neste domingo, Dorival Júnior deve iniciar a partida com o mesmo setor ofensivo dos últimos jogos, formado por Cueva, Marcinho e Pratto. São várias opções de meio e ataque no banco: Thomaz, Shaylon, Marcos Guilherme, Denilson e o garoto Brenner, de 17 anos, estão relacionados.

Veja as informações do São Paulo para o jogo contra o Bahia:

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data e horário: domingo, 16h (de Brasília)
Provável escalação: Renan Ribeiro, Bruno, Arboleda, Militão (Lugano) e Edimar; Jucilei e Petros; Marcinho (Marcos Guilherme), Hernanes e Cueva; Lucas Pratto
Desfalques: Rodrigo Caio (suspenso), Wellington Nem (passará por cirurgia no joelho direito), Maicosuel (aprimora a forma física), Gilberto (contratura na panturrilha esquerda), Lucas Fernandes (estiramento na coxa esquerda), Denilson (indisposição clínica) e Morato (cirurgia no joelho direito, só volta em 2018)
Pendurados: Bruno, Júnior Tavares, Petros, Cícero, Cueva e Lucas Pratto
Arbitragem: João Batista de Arruda (RJ), auxiliado por Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Transmissão: TV Globo para SP, PR, SE, AL, PE, CE, MA e DF (com Cleber Machado, Casagrande e Paulo César Oliveira) e Premiere e Premiere HD (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 15h