Despertador e macarrão no café: São Paulo treina organismo para jogo às 11h

Por orientação do coordenador científico Altamiro Bottino, jogadores chegam ao CT às 7h para tomar café da manhã e se habituarem à rotina do domingo, quando receberão o Cruzeiro

161

Desde a última sexta-feira, e até amanhã, os jogadores do São Paulo estão madrugando. A razão é a partida desde domingo, contra o Cruzeiro, marcada para as 11h, no Morumbi. Pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro, o Tricolor jogará pela manhã.

O coordenador científico Altamiro Bottino, contratado na semana passada, determinou que, para habituarem o organismo às mudanças pelas quais terão que passar no domingo, os jogadores chegassem ao CT da Barra Funda às sete da manhã, tanto na sexta como no sábado, para tomarem o café da manhã às 7h30.

Altamiro Bottino assumiu cargo de coordenador científico São Paulo (Foto: Juca Pacheco)
Altamiro Bottino assumiu cargo de coordenador científico São Paulo (Foto: Juca Pacheco)

O cardápio da refeição nesses dois dias já foi especial: mais carboidrato, inclusive macarrão, para o corpo dos atletas não estranhar quando tiver de ingerir um café mais pesado no domingo. O horário também interfere no tempo de sono, mais compatível com o dia do jogo.

Neste sábado, às 9h30, o São Paulo fará o último treino para a partida.

Publicidade

Por enquanto, Bottino ainda não promoveu mudanças significativas no dia a dia do São Paulo, mas tudo indica que as áreas passarão a trabalhar mais próximas daqui para frente, com maior troca de informações. Uma das impressões iniciais é de que o conhecimento circula pouco no CT.

O coordenador foi um dos responsáveis pelo trabalho de reestruturação do Palmeiras, clube do qual foi demitido em julho. Contratado agora pelo São Paulo, ele tem procurado identificar e diagnosticar todos os processos de rotina para estipular alterações.

Veja as informações do São Paulo para o jogo contra o Cruzeiro

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data e horário: domingo, às 11h (de Brasília)
Escalação: Renan Ribeiro, Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Éder Militão; Petros, Hernanes, Marcos Guilherme e Marcinho; Lucas Pratto
Desfalques: Cueva (suspenso), Lucas Fernandes (aprimora a forma física após se recuperar de lesão na coxa), Morato e Wellington Nem (cirurgias no joelho direito, só voltam em 2018 e Araruna (estiramento na coxa esquerda)
Pendurados: Júnior Tavares, Lucas Pratto, Marcinho e Petros
Arbitragem: Rafael Traci (PR), auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Pedro Martinelli Christino (PR)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com narração de Odinei Ribeiro e comentários de William Machado)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 10h