Dorival não confirma time do São Paulo e deixa presença de Cueva em dúvida

208

GloboEsporte.com

Marcelo Hazan

“Confio muito no Cueva. Apenas é uma situação momentânea para readquirir o que tem de melhor. Ele sabe disso”, diz treinador, após analisar rendimento do meia na seleção peruana.

A vaga de Cueva no time do São Paulo está sob o risco para o duelo com a Ponte Preta, neste sábado, às 19h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Dorival Júnior não quis confirmar o time titular, apesar de tê-lo definido na cabeça.

O meia defendeu a seleção peruana em dois jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo e fez gol contra a Bolívia. Agora, corre o risco de perder a vaga para Lucas Fernandes, cujo rendimento nos treinos foi bom nas úlitmas duas semanas.

Publicidade

– (Cueva) É um grande jogador e não se discute a sua qualidade. O que vejo é que individualmente estar sempre analisando jogador não cai bem. Futebol é coletivo. Em cima do coletivo eu procuro analisar. O Cueva da seleção e do São Paulo têm uma aproximação grande. É natural que o que aconteça na seleção ocorra dentro do clube. É normal ter feito o gol na primeira partida. Tem essa capacidade. É um jogador diferenciado. Confio muito no Cueva. Apenas é uma situação momentânea para readquirir o que tem de melhor. Ele sabe disso. Sei que ele tem esse sentimento sobre o momento que vive e o que já apresentou. Cabe a ele trabalhar para atingir as melhores condições. Jogadores desse nível passam por essa situação – disse Dorival.

Cueva poderá perder a vaga de titular no São Paulo (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Cueva poderá perder a vaga de titular no São Paulo (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Apesar de não ter confirmado o Tricolor para o jogo, Dorival deverá usar o seguinte time contra a Macaca: Sidão, Éder Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Petros; Marcos Guilherme, Jucilei, Hernanes e Lucas Fernandes; Lucas Pratto.

Para sair da zona de rebaixamento na próxima rodada, o São Paulo tem de fazer a sua parte, que é vencer a Ponte Preta, e torcer por uma combinação de resultados. Entre derrota do Coritiba (para o Atlético-PR) e empates de Vitória (com o Fluminense), Chapecoense (com o Cruzeiro) e Avaí (com o Sport), ao menos três desses resultados precisam acontecer.

Veja outros trechos da entrevista de Dorival Júnior:

TIME TITULAR
– Ainda não sei. A definição do time… Tenho na minha cabeça, mas não vou definir publicamente.

RESULTADOS
– O jogo do Palmeiras foi tão diferente de produção em termos do que o adversário produziu? Se naquele ataque do 2 a 2 tivesse a felicidade do 3 a 2 e a possibilidade do quarto gol, hoje estaríamos falando que iniciou a recuperação. Tudo está caminhando. Em razão do último jogo, fala-se isso. Mas não vejo isso. Semanas proveitosas, vejo evolução. Foram duas semanas importantes para treinar.

COMPROMETIMENTO
– Não tenho dúvida. A reação do time sempre foi de um time guerreiro e vibrante. Não ter resultado não quer dizer que o time não está buscando. Tem de ter paciência. É um time remontado dentro do campeonato. Vamos encontrar o caminho.

CONFIANÇA DO TREINADOR ABALA NESTE MOMENTO?
– Não. Se o técnico perder a confiança não está capacitado a estar à frente do trabalho. Tem de se afastar um pouco ao que está acontecendo anteriormente, do momento vivido, mas muito focado no campo de jogo. Estar totalmente comprometido, mas alheio em alguns momentos para tomar decisões corretas.

EMOCIONAL PESA: O QUE TEM SIDO FEITO?
– Todos trabalhos possíveis. Toda preocupação com alimentação, dia a dia, repousou, recuperação e atividades que nos envolvam. Tudo o que está à disposição no clube. Hoje tivemos uma palestra muito importante. Tudo isso, somado ao trabalho desenvolvido em campo, espero que a gente consiga os resultados. Com resultado vem a confiança. É natural que individualmente produza mais e coletivamente acontece. Estivemos bem próximos de alcançar isso. Mas não tivemos a competência.

ESCALAÇÕES DIFERENTES EM 10 JOGOS 20 ATLETAS: TEM UM TIME IDEAL?
– Tenho uma formação ideal. Para um time que oscila é natural buscar opções. Pelas 10 partidas e por um ou outro resultado que não agradou, acho que mexi pouco. Dei sequência dentro das possibilidades para todos que entraram. Tem de dar oportunidade para desenvolver. Algumas alterações foram necessidade. Tivemos lesões. Contar com 20 jogadores em 10 jogos é natural. A estrutura do time principal foi mantida na maioria das partidas.

PRESSÃO CONTRA Z-4
– São pressões semelhantes. Tive essa oportunidade no último campeonato de brigar pelas primeiras posições, é uma pressão constante. Se não fizer, quem está atrás faz e toma a posição. É um desgaste. É tão excessiva quanto a que estamos vivendo. O trabalho está evoluindo e vamos encontrar o caminho. A situação não é agradável, mas não tenho receio e tenho confiança em tudo o que está acontecendo no clube.

PONTE PRETA
– A Ponte é um time muito traçoeiro, preparado para receber no campo de defesa e forte no contra-ataque. Lucca, Emerson… São jogadores com bom potencial de definição. Emerson merece atenção, assim como Lucca. O time todo. Espero São Paulo preparado para evitar as possibilidades da Ponte criar. Todo trabalho foi voltado para isso. Estamos trabalhando muito as duas linhas de combate e espero resultados e melhore posicionamento de modo geral.

INSCRIÇÕES SÉRIE A FECHAM HOJE: É O ELENCO QUE GOSTARIA?
– Carências todos elenco têm, um ou dois na mesma função e não produzir. Todos times tem carências, tem de trabalhar em cima disso, tem de encontrar solução interna, alteração, mudança de posicionamentao de atleta, vinda de garoto da base é assim que encontra intenramente uma solução para um problema. Todos apresentamos esse tipo de situação, não é sempre buscar no mercado jogadores. Os clubes precisam ter esse equilíbrio em momentos importantes, e mesmo nessa situação, dependendo só de nós. A confiança desse trabalho gerar resultados é muito grande.

BRUNO ALVES VAI JOGAR
– Não vou passar nada. Ainda não sei. Trabalhei com três possibilidades possíveis. Bruno, Lugano e Aderllan, único que não estará em condições porque não foi convocado para esse momento.

JUCILEI
– Treinou ontem (quinta-feira) normalmente. Está relacionado.

Veja as informações do São Paulo para a partida contra a Ponte Preta:

Data e horário: sábado, às 19h
Local: Morumbi, em São Paulo
Escalação provável: Sidão, Éder Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Petros; Marcos Guilherme, Jucilei, Hernanes e Lucas Fernandes (Cueva); Lucas Pratto.
Desfalques: Arboleda (suspenso), Bruno (lesão nas costas), Araruna (aprimora a forma física após se recuperar de lesão na coxa esquerda), Morato e Wellington Nem (cirurgias no joelho, só voltam em 2018)
Pendurados: Bruno, Edimar, Hernanes, Júnior Tavares, Lucas Pratto, Lugano, Petros e Renan Ribeiro.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ-CBF), auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (RJ-CBF) e Michael Correia (RJ-CBF).
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 18h.