São Paulo tenta se manter fora de pesadelo em duelo direto com o Galo

164

GazetaEsportiva.net

São Paulo se une para se distanciar da zona de rebaixamento do Brasileirão (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Após sair da incômoda zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o São Paulo agora visa dar o segundo passo rumo à fuga do que seria o maior vexame de sua história. A partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Independência, o Tricolor enfrentará o Atlético-MG, pela 27ª rodada da competição, em confronto direto da parte de baixo da tabela, da qual busca se distanciar ainda mais.

Defendendo uma invencibilidade de quatro jogos e vindo de uma vitória a duras penas sobre o Sport, o São Paulo vive o seu momento de maior estabilidade sob o comando de Dorival Júnior. Ainda assim, o discurso cauteloso é o que impera no clube, que ocupa o 14º lugar do torneio nacional, com 31 pontos ganhos, e que tenta se manter fora do pesadelo que é figurar entre os quatro últimos colocados.

“Demos um primeiro passo, mesmo que pequeno, para sair dessa zona. Agora temos de ter consciência de que temos de nos estabelecer na competição. É uma necessidade. Todos estão conscientes e espero que façamos um jogo superior aos demais”, garantiu o treinador.

Publicidade

Além de dar uma tranquilidade ainda maior no Morumbi, um triunfo em Belo Horizonte faria com que o São Paulo ultrapassasse os mineiros na tabela de classificação. “Será um confronto muito difícil, duas equipes que praticamente estão nas mesmas condições no campeonato. É natural que um resultado positivo seria muito importante para nossa sequência, passaria uma confiança muito maior”, projetou Dorival.

O comandante, aliás, tem alguns problemas para montar a equipe. Com os compromissos em suas seleções na véspera do duelo em Minas Gerais, o peruano Cueva e o equatoriano Arboleda estão fora. Jonatan Gomez e Bruno Alves os substituirão, respectivamente.

Em compensação, Dorival conta com Rodrigo Caio, que foi convocado de última hora para compor o banco de reservas do Brasil na partida contra o Chile em São Paulo, e com o retorno do lateral esquerdo Júnior Tavares, livre de suspensão.

Oswaldo de Oliveira comandará o Galo pela primeira vez no Horto (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

No Galo, apesar da fraca campanha, o clima também é de confiança. No nono lugar com 34 pontos, a equipe vem de boa vitória sobre o Atlético-PR, por 2 a 0, em plena Arena da Baixada. O objetivo, assim como o do rival, é afugentar o fantasma do rebaixamento. O embate marca a estreia de Oswaldo de Oliveira no Horto e o primeiro encontro com a torcida, para a qual o treinador fez um apelo.

“É um desafio, mas não é só para mim. É um desafio para o time e para a torcida também. A nossa torcida tem que entender que ela tem que jogar 90 minutos do nosso lado. Nós passamos por momentos de erros. Ela tem que ter a humildade de entender que o Atlético está se reestruturando. Temos que ter essa consciência, porque se a torcida começar a pegar no pé e começar a vaiar, vai passar para o lado do adversário”, alertou o treinador.

Assim como o colega Dorival, Oswaldo tem de lidar com desfalques. O zagueiro Leonardo Silva, lesionado, e o volante Elias, suspenso, serão substituídos por Felipe Santana e Roger Bernardo, respectivamente. O treinador ainda espera contar com Marcos Rocha, recém-recuperado de um estiramento no joelho. Se ele não reunir condições de jogo, Alex Silva será o titular.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 11 de outubro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Labes (ambos de SC)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha (Alex Silva), Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Roger Bernardo; Cazares, Robinho e Valdívia; Fred
Técnico: Oswaldo de Oliveira

SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros; Marcos Guilherme, Jonatan Gomez, Hernanes e Lucas Fernandes; Lucas Pratto
Técnico: Dorival Júnior