São Paulo depende de empate para sair da zona de rebaixamento; faça simulações

524

GloboEsporte.com

Igualdade com Atlético-PR neste sábado não dá folga, mas faz Tricolor terminar rodada fora do Z-4.

Se vencer o Atlético-PR neste sábado, às 21h (horário de Brasília), no Pacaembu, o São Paulo terminará a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro fora da zona de rebaixamento – a Ponte Preta tem um jogo a mais.

O que você pode não saber, são-paulino, é que um empate também garantirá o Tricolor fora do Z-4 ao fim da rodada.

É claro que somar um ponto como mandante não é um bom negócio na luta contra a queda, mas, na matemática pura e simples, isso bastará para evitar que o time de Dorival Júnior continue entre os quatro últimos colocados por mais uma rodada – foram 14 até agora.

Publicidade

Veja as contas: neste momento, o São Paulo tem 31 pontos, na 17º colocação. Com um empate, chegaria a 32 pontos. Assim:

  1. Alcançaria a mesma pontuação da Ponte Preta, mas ficaria à frente no saldo de gols (- 4 contra -7). A equipe de Campinas já jogou pela 28º rodada, em duelo adiantado contra o Cruzeiro (derrota por 2 a 1).
  2. O Fluminense (16º, com 32 pontos) receberá o Avaí (18º lugar, com 30) no domingo, no Maracanã. Caso vença ou empate, o time carioca permaneceria à frente do São Paulo, mas frearia os catarinenses.
  3. Já o Avaí, com uma vitória, ultrapassaria o São Paulo e deixaria os cariocas atrás do Tricolor paulista. Os dois Tricolores terminariam a rodada com 32 pontos, mas a equipe de Dorival Júnior ficaria à frente no número de vitórias (8 a 7).
  4. O Coritiba tem 28 pontos e alcançaria no máximo 31, caso vença o Grêmio, no Couto Pereira, permanecendo atrás do São Paulo.

São Paulo de Dorival Júnior depende de um empate para sair do Z-4 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

São Paulo de Dorival Júnior depende de um empate para sair do Z-4 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Para o duelo, Dorival tem duas dúvidas: Petros e Éder Militão, com desgaste muscular, dependerão de uma reavaliação no vestiário antes do jogo para atuar. Se eles não jogarem, os substitutos devem ser Jucilei e Buffarini.

Esse será o primeiro dos cinco jogos do São Paulo no Pacaembu. O Morumbi está alugado para shows. Mais de 17 mil ingressos foram vendidos antecipadamente.

Veja como o São Paulo enfrenta o Atlético-PR:

Local: Pacaembu, em São Paulo
Data e horário: sábado, 21h (de Brasília)
Provável escalação: Sidão; Éder Militão (Buffarini), Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Petros (Jucilei), Hernanes, Cueva, Marcos Guilherme e Lucas Fernandes; Lucas Pratto
Desfalques: Morato e Wellington Nem (ambos com cirurgias no joelho direito), Lugano (desconforto na panturrilha direita), Bruno (cervicalgia) Brenner (Mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira) e Gilberto (contratura na coxa esquerda)
Pendurados: Bruno, Hernanes, Jonatan Gomez, Lucas Fernandes, Lucas Pratto, Lugano, Petros, Renan Ribeiro, Rodrigo Caio e Wellington Nem
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique apita, auxiliado por Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (todos do RJ)
Transmissão: Premiere e PFCI (com Jorge Vinicius e Ivan Andrade)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 20h