GloboEsporte.com
Meia se tornou o símbolo da permanência do Tricolor na Série A do Brasileirão.
Hernanes avisou em seu primeiro dia de São Paulo:
– Vamos nos salvar. Não sei em que rodada, mas vamos.
Em 20 rodadas, a previsão do craque se cumpriu. Livre do rebaixamento após o empate sem gols com o Botafogo, no domingo, o Tricolor teve em Hernanes seu grande pilar. Ele fez 19 jogos desde o retorno, com nove gols – quase sempre decisivos. Ele só ficou fora da última partida, por suspensão.
O papel de Hernanes, porém, não se resumiu ao que ele fez em campo. Fora dele, frases motivacionais, filosóficas e por vezes complicadas marcaram a campanha do São Paulo no Brasileirão. Até este domingo, quando ele atacou de cantor e decretou: “Nunca fui rebaixado”.
O GloboEsporte.com lista, também com memes, os principais momentos do Profeta no campeonato.
O início da reviravolta
A sucessão de acertos
Na apresentação, além da profecia sobre a queda, Hernanes mandou sua frase mais enigmática desde o retorno ao Tricolor:
– A nossa vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente.
Não entendeu?
É hora de jogar!
Logo na estreia, uma vitória épica por 4 a 3 sobre o Botafogo, no Engenhão, gerou a primeira reação do craque. Profeta e educado, fez questão de esconder o palavrão.
Passo a passo
Depois de dois tropeços contra Coritiba e Bahia, Hernanes voltou a brilhar. Fez dois gols, deu uma assistência e fez o Tricolor vencer o Cruzeiro por 3 a 2, numa manhã de domingo. Pela primeira vez desde a chegada do Profeta, o São Paulo saía do Z-4.
O melhor frasista
Hernanes seguiu brilhando, e chegaram os primeiros questionamentos sobre o futuro.
– Nem estou pensando no futuro. Isso é legal. Quando o momento é intenso, não tem tempo de projetar muito. Você vive. Não dá para fazer os dois: ou pensa, ou vive – filosofou.
Crise? Não para ele
A derrota por 3 a 1 para o Fluminense, no Rio de Janeiro, deixou o Profeta nervoso. Por isso, chamou a atenção dos companheiros e não mediu palavras para isso.
– O time não amadurece. Tem de apanhar mais para amadurecer. É inaceitável.
E não é que deu certo?
Depois do recado do craque, o São Paulo venceu três, empatou três e só perdeu um jogo na reta final do Brasileiro. Missão cumprida, e Tricolor livre da Série B.
– No futebol, não tem mágica, é o tapete verde que manda – ensinou o Profeta.
Até no rival?
– Parece que ninguém quer ganhar o campeonato (…) Falei há muito tempo que ainda teriam muitas surpresas. E se o Palmeiras ajudasse estava perto de se concretizar isso. Mas parece que o Palmeiras não está muito a fim – disse ele, sobre a briga pelo título, em outubro.
Ele sabe o que fala… E canta
Vamos votar
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/interatividade/enquete/2017/11/17/craque-da-galera-quem-leva-o-trofeu-no-brasileirao-2017-cc1c5198-cbd2-11e7-b777-0242ac110006.html