2018: com o Tricolor de janeiro a dezembro

440
3832.jpg

Por Rubens Chiri / saopaulofc.net

Vem aí a temporada 2018! E os são-paulinos já poderão torcer pelo clube no terceiro dia do ano: em Ribeirão Preto, diante do Cruzeiro-DF, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na chave 10 da Copinha, o Tricolor medirá forças com o Botafogo-SP, dono da casa, Cruzeiro (DF) e Sergipe (SE).

A Copa São Paulo vai reunir 128 equipes, número recorde de participantes, a partir do dia 2 de janeiro. Tradicionalmente, a decisão acontece no aniversário da capital paulista, no dia 25. Podem jogar o torneio atletas nascidos entre 1998 e 2002. Tricampeão do torneio (1993, 2000 e 2010), o Tricolor tem tradição no torneio e já revelou grandes craques durante a Copinha, como Rogério Ceni e Lucas.

Publicidade

Ainda no primeiro mês de 2018, o Tricolor estreará no Campeonato Paulista. Sob o comando do bicampeão Dorival Júnior, que ergueu a taça do estadual em 2010 e 2016, o time são-paulino fará a sua estreia fora de casa, diante do São Bento, no dia 17 de janeiro (quarta-feira), às 19h30.

Já o primeiro clássico está agendado para a quarta rodada, contra o Corinthians, com mando de campo do rival, no dia 27 de janeiro (sábado), às 17h. Vale lembrar que o time são-paulino é o cabeça de chave do Grupo B, ao lado Ponte Preta, São Caetano e Santo André.

Serão quatro grupos com quatro equipes em cada (16 clubes). Os dois melhores colocados avançarão para as quartas de final da competição – assim como nas edições anteriores, os times do mesmo grupo não se enfrentam na primeira fase.

Os classificados para a semifinal serão organizados de acordo com a campanha ao longo da competição. Os confrontos também serão em ida e volta, assim como a decisão do campeonato. O estadual começará no dia 17 de janeiro e será disputado até o dia 8 de abril – data da grande final. Serão rebaixados para o Campeonato Paulista da Série A2 de 2019 os dois piores colocados na fase de grupos – independentemente das chaves.

O Tricolor já conhece, também, o seu adversário na Sul-Americana: o Rosario Central-ARG. Em busca do bicampeonato, o time são-paulino iniciará a sua trajetória na próxima edição do torneio diante dos argentinos: o duelo de ida está marcado para o dia 12 de abril (quinta-feira), na Argentina, às 21h30, enquanto o decisivo confronto de volta será no dia 9 de maio (quarta-feira), às 21h45, no Morumbi.

Além do torneio continental, o São Paulo terá outra disputa de mata-mata pela frente: a Copa do Brasil. O Madureira será o adversário do Tricolor na edição de 2018. O vencedor do confronto, que terá mando de campo dos cariocas e será disputado em jogo único, enfrentará Manaus-AM ou CSA-AL na segunda fase da competição, que começará no dia 31 de janeiro.

Ao todo, o tradicional campeonato terá oito fases, em 21 datas entre 31 de janeiro e 17 de outubro. O campeão garantirá uma vaga na Libertadores da América de 2019. O formato foi mantido, mas a disputa deste ano traz uma grande novidade: não haverá gol qualificado em nenhuma das fases. Ou seja, os gols marcados na casa do adversário não valem mais como critério de desempate nos jogos de mata-mata a partir da terceira fase.

Por fim, após superar as adversidades em 2017 e encerrar a competição com um importante aprendizado, o Tricolor encarará o Campeonato Brasileiro de 2018 que será disputado entre 15 de abril e 9 de dezembro (38 rodadas).  Vale lembrar que a competição será paralisada durante a Copa do Mundo, na Rússia.