GloboEsporte.com
Leandro Canônico
Time campeão paulista, Raí aposentado, Rubinho vencendo corrida… Veja curiosidades do ano em que a revelação do Tricolor nasceu
o dia 16 de janeiro de 2000, nascia em Cuiabá, no Mato Grosso, Brenner Souza da Silva. Hoje, 18 anos depois, o garoto é a principal promessa do São Paulo. Depois de ser promovido por Rogério Ceni na temporada passada, o atacante é tido como esperança de dias melhores no Tricolor e agora atinge a maioridade.
Extrovertido e brincalhão, Brenner tem tratamento especial do São Paulo. A preocupação com a joia é tamanha que ele tem sido blindado para evitar deslumbramentos e/ou cobranças excessivas. Mas hoje é dia de festa para o garoto, inscrito no Campeonato Paulista e peça que será muito utilizada pelo técnico Dorival Júnior.
Para celebrar a data, o GloboEsporte.com relembra 18 curiosidades do ano que Brenner nasceu. O ano 2000, aliás, foi cercado de mistério. Até em fim do mundo falaram… Não se lembra? Vamos viajar no tempo.
Lá vem os fogos de novo…
A transmissão do Réveillon na Globo foi especial. A virada de 1999 para 2000 foi narrada por Galvão Bueno, que também esteve presente em vários títulos do São Paulo.
Mas o mundo não ia acabar?
Nessa virada de ano, assim como em tantos outros momentos da humanidade, existiam previsões de que o mundo ia acabar. Só que não! 18 anos depois, Brenner está aí para fazer gols.
Bug do milênio
Um dos temas mais comentados à época. Existia a preocupação de que, com a virada do século, os sistemas de computadores mais antigos não passassem para 2000 e voltassem para 1900. Não houve, porém, erros globais significativos.
Ceni tinha “só” 11 gols
Quando Brenner nasceu, o ex-goleiro e técnico do Tricolor tinha feito apenas 11 gols. Depois, Ceni ainda fez mais 120.
O São Paulo foi campeão paulista
No dia 18 de junho de 2000, o Tricolor levantou a taça contra o Santos (vitória por 1 a 0 no primeiro jogo e empate por 2 a 2 no segundo). A escalação: Ceni, Belletti, Edmílson, Rogério Pinheiro e Fábio Aurélio; Maldonado, Vágner, Marcelinho Paraíba e Raí; Edu e Evair. Levir Culpi era o técnico.
O Terror do Morumbi parou
Hoje diretor executivo de futebol do Tricolor, Raí pendurou as chuteiras em junho de 2000, aos 35 anos. Pelo São Paulo, ele foi campeão da Libertadores, do Mundial, do Brasileirão e do Paulistão.
Olimpíada de Sidney, na Austrália
Brenner nasceu em ano de Jogos Olímpicos. A delegação brasileira, no entanto, voltou ao Brasil sem medalhas de ouro. Foram seis de prata e seis de bronze. Nenhuma delas no futebol masculino, aliás… A Seleção perdeu para Camarões nas quartas de final.
Valeu, Rubinho!
No dia 30 de julho de 2000, Rubens Barrichello conquistava a primeira de 11 vitórias na Fórmula-1. A vitória foi no GP da Alemanha, quando ele dirigia para Ferrari. Teve choro, sambadinha, champanhe à vontade…
Guga no topo do mundo
Foi em 2000 que o tenista Gustavo Kuerten se tornou o número 1 do mundo. Ele chegou ao topo do ranking depois de vencer Andre Agassi no Masters Cup de Lisboa. Antes, havia conquistado pela segunda vez o torneio de Roland Garros (e venceria mais uma vez, em 2001).
O Brasil ainda não era penta
Em 2000, a seleção brasileira teve três técnicos diferentes: Vanderlei Luxemburgo, Candinho e Leão. Nenhum deles chegou até a Copa de 2002, conquistado pelo Brasil sob o comando de Felipão.
Quem foi o campeão brasileiro?
O Vasco levou a melhor no Brasileirão ao passar pelo São Caetano na decisão. Mas o campeonato só terminou em 2001 porque na decisão do dia 30 de dezembro, em São Januário, uma grade da arquibancada cedeu e deixou 168 pessoas feridas.
The Oscar goes to…
…Beleza Americana. Foi o longa que levou a estatueta de melhor filme na edição 2000 do prêmio.
Qual era o videogame do momento?
Era o Playstation 2. Uma versão beeeem diferente do atual Playstation 4, sucesso de vendas entre os amantes dos games.
Quem fazia sucesso na música brasileira?
O maior sucesso nas paradas era o trio KLB, que vendeu mais de um milhão de cópias em seu álbum de estreia. Anos depois, Bruno, um dos integrantes, virou até lutador de MMA.
E internacionalmente?
Britney Spears estava em alta no mundo. No ano de lançamento do seu segundo álbum, Oops!..I Did It Again, a cantora fez muito sucesso.
Tente, invente, faça um 2000 diferente
A Rede Globo apresentou algumas estreias em sua programação: Altas Horas, sob o comando de Serginho Groisman, Caldeirão do Huck, com Luciano Huck, e Programa do Jô, com Jô Soares.
Parabéns, Brasil!
No dia 22 de abril de 2000, o país comemorou 500 anos do seu descobrimento, com a chegada do navio de Pedro Álvares Cabral.
Política paulistana
Marta Suplicy, então no PT, vence Paulo Maluf, à época no PPB, e se torna prefeita de São Paulo.