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O São Paulo anunciou nesta terça-feira um novo departamento: a Superintendência de Gestão de Contratos, que terá a função de monitorar o fluxo de contratos assinados pelo Tricolor. A iniciativa faz parte do processo de modernização da gestão do clube, que inicialmente analisará o andamento do órgão, como uma espécie de “processo de experiência”.
Quem vai liderar o novo departamento do Tricolor é o advogado e contador Paulo Mutti. Ele terá a função de coordenar o desenvolvimento dos contratos, incluindo eventuais correções dos vínculos, medidas e ajustes para que não o clube não seja comprometido.
Recentemente, o São Paulo se envolveu em uma polêmica judicial por conta da contratação de Diego Souza. O Tricolor assinou com o meia-atacante pagando R$ 10 milhões ao Sport. O Fluminense, por sua vez, cobra 50% desse valor por conta de uma cláusula existente no contrato feito com o time pernambucano. No entanto, um e-mail de Marcelo Teixeira ao Sport, em nome do presidente do Fluminense, autorizava o empresário do jogador, Eduardo Uram, a negociar com o clube rubro-negro por apenas R$ 1 milhão. Ainda assim, a Justiça determinou que os supostos R$ 5 milhões que o Flu teria direito fossem depositados em juízo.
A Superintendência de Gestão de Contratos do São Paulo contará com o sistema CLM (Contract Lifecycle Management), Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos em português. A plataforma fará o gerenciamento dos contratos desde a sua criação, possível renovação e encerramento.
A modernização da gestão do clube, iniciada com a implantação do novo Estatuto, culminou na profissionalização dos departamentos. Um dos exemplos desse novo modelo é o uso do SAP nos processos internos do São Paulo, sistema de gestão integrada tido como um dos mais modernos do mundo e utilizado por grandes instituições do futebol mundial, como Manchester City, Bayern de Munique e seleção alemã.