GloboEsporte.com
Leandro Canônico e Marcelo Hazan
Veja como o atacante reagiu à mudança de rota na carreira e o que o Tricolor pensa a respeito.
Brenner não gostou de ser colocado à disposição do time sub-20 do São Paulo para ganhar ritmo e ser melhor utilizado pela equipe profissional.
A reação do atacante, porém, não foi intempestiva. Os envolvidos nessa decisão consideram natural (e esperada) a maneira como ele recebeu a notícia. O jogador ficou chateado, sim, mas foi convencido de que esse é o melhor caminho.
O São Paulo não pretende colocar Brenner para treinar em Cotia. O garoto seguirá entre os profissionais, mas será cedido ao sub-20 para os jogos sempre que necessário. A integração deve começar a ser feita depois que o garoto voltar da seleção brasileira sub-20, que vai treinar de 7 a 14 de maio como parte da preparação para o Sul-Americano do ano que vem.
Promovido pelo técnico Rogério Ceni no ano passado após se destacar na equipe sub-17, Brenner iniciou a temporada deste ano como principal aposta do Tricolor, que tinha a ideia de utilizar mais as joias da base.
O plano não deu certo, os resultados não foram os esperados, e o atacante entrou em campo apenas uma vez sob o comando de Diego Aguirre, na vitória por 1 a 0 sobre o Paraná.
Mesmo com Dorival Júnior, que tinha como norte do trabalho dar mais chances aos jovens da base e foi demitido em março, Brenner vinha perdendo espaço. No total, dos 26 jogos do São Paulo em 2018, o garoto de 18 anos esteve em 13 deles, fazendo apenas dois gols.
A preocupação de Brenner com a mudança de rumo em sua carreira é que fosse um rebaixamento após atingir o profissional. Quando promovido, ele não passou pelo sub-20. Foi direto do sub-17 ao time principal.
Agora, depois de quase um ano de sua estreia, o atacante terá de passar pela etapa que foi pulada. A expectativa é que ao participar dos jogos do sub-20, ele possa render melhor.
– Temos um ótimo relacionamento no clube. O São Paulo sempre fez e continuará fazendo o que for o melhor para o garoto. A diretoria e a comissão técnica confiam muito no Brenner e todos nós sabemos o que ele representa ao clube. Nosso projeto para ele em conjunto com o clube é grande e está seguindo seu curso natural – disse Tiago Guadagno, agente do jogador.
Na última quinta-feira, o técnico Diego Aguirre falou à Rádio Transamérica sobre Brenner:
– Queremos cuidar, proteger e ajudá-lo. Entendemos que se o jogador não compete não terá o ritmo que queremos. É simplesmente isso. Tem de entender que queremos os melhores para os meninos, especialmente. Tenho certeza que daqui um ou dois anos será um centroavante espetacular. Mas tem de continuar nesse processo de amadurecimento – falou Aguirre.
O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado, às 19h, no Morumbi, para encarar o Atlético-MG, pela quarta rodada. Os ingressos mais baratos custarão R$10 para esse duelo e também contra o Rosario Central, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana.