GloboEsporte.com
Leandro Canônico e Marcelo Hazan
Zagueiro recusou proposta de time espanhol por sonho de convocação; contrato vai até 2021.
A ausência de Rodrigo Caio na lista de convocados da seleção brasileira para Copa do Mundo pode mudar o rumo da carreira do zagueiro do São Paulo.
Depois de renovar contrato com o Tricolor até 2021 e recusar propostas de clubes da Europa na intenção de ficar mais visível para Tite, o jogador agora deve repensar sua estratégia na próxima janela de transferências.
Recentemente, Rodrigo Caio disse que estava chegando a hora de sair do São Paulo, clube no qual se formou e está em sua oitava temporada seguida no time profissional. O próprio Tricolor, por outro lado, pretende vender jogadores para equilibrar as contas, e Rodrigo é um candidato.
Enquanto esteve com chances de ir à Copa do Mundo, Rodrigo Caio sempre pesou o fato de ser titular no São Paulo contra a busca por posição do zero em um novo clube. Agora, fora da lista, ele pode deixar de recusar propostas como a da Real Sociedad, por exemplo, último interessado.
O clube espanhol sinalizou no começo desta temporada que pagaria ao São Paulo a multa de 18 milhões de euros para levar o zagueiro. Mas Rodrigo Caio não aceitou sair pelo sonho da Copa.
Essa não foi a primeira vez que Rodrigo Caio teve a oportunidade de deixar o Tricolor. Em 2015, o Valencia chegou a contratá-lo, mas desistiu do negócio. No mesmo ano, ele fez exames médicos no Atlético de Madri, mas a negociação não deu certo.
Em 2017, os russos do Zenit demonstraram interesse e sinalizaram pagar a multa rescisória do atleta. Inicialmente, inclusive, ele quase ficou fora de um clássico com o Santos, adversário deste domingo, mas o dinheiro não foi depositado e o jogador atuou. Em seguida a multa não foi paga e a própria chance de jogar a Copa do Mundo pesou.
As principais ligas da Europa abrem as janelas de transferência em junho e julho, justamente o período de disputa da Copa do Mundo.
Convocado seis vezes por Tite, o são-paulino fez três jogos pela Seleção recentemente, mas perdeu espaço para Pedro Geromel, do Grêmio, que estará na Rússia e se juntará a Marquinhos, Miranda e Thiago Silva no setor defensivo. Rodrigo Caio esteve ainda nos últimos amistosos antes da lista final, contra Alemanha e Rússia, mas não teve a oportunidade de entrar em campo.
Até a Copa, Rodrigo Caio vai se concentrar nos jogos do Campeonato Brasileiro. No momento, o zagueiro aprimora a forma física depois de se recuperar de uma entorse no pé esquerdo, sofrida no jogo contra o Ceará. O atleta ainda é dúvida para o duelo de domingo, contra o Santos, no Morumbi, pela sexta rodada da competição nacional.
Depois da Copa, além do Brasileirão, o São Paulo retomará a disputa da Copa Sul-Americana – está classificado para a segunda fase. Com ou sem Rodrigo Caio?
O Rodrigo Bonzinho Caio recebeu uma recompensa do Tite com algumas convocações, por ter ajudado o seu time no Paulistão com o Fair Play no Jô classificando o curinthians. Agora sinceramente ele não tem condições de jogar em algum time grande da Europa, talvez na Ucrânia, China, Filipinas ou no Brasil em algum time do interior.
Uma pena realmente, agora ninguém vai pagar caro por esse pereba e teremos que ficar com o condomínio man