GloboEsporte.com
Gabriel dos Santos e Marcelo Hazan
Atacante do Santos tem dez gols no ano, contra nove da dupla do São Paulo.
O San-São deste domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, promove um duelo de artilheiros: Diego Souza x Gabigol.
Os dois principais atacantes de São Paulo e Santos são também os goleadores dos elencos na temporada. Gabriel tem dez gols (17 jogos), contra cinco de Diego Souza (20 partidas).
Mesmo somando Diego Souza (cinco gols) e Nenê (quatro gols), primeiro e segundo artilheiros do São Paulo em 2018, a conta tricolor chega a nove bolas na rede, uma a menos do que Gabriel.
Recuperado de um edema na coxa esquerda, sentido diante do Rosario Central, Diego Souza treinou bem e voltará ao São Paulo no clássico.
O santista Gabriel, por sua vez, desafia a invencibilidade de Diego Aguirre no Morumbi (seis jogos, quatro vitórias e dois empates).
Foi dele o gol da vitória do Peixe por 1 a 0 no Morumbi, pelo Paulistão, no dia 18 de fevereiro, quando o São Paulo conheceu a única derrota em casa nesta temporada.
Na volta ao Santos, em pouco menos de quatro meses, Gabriel passou por altos e baixos: o centroavante começou bem, com quatro gols nos primeiros quatro jogos, e empolgou a torcida. Depois disso, porém, ficou oito partidas sem balançar as redes.
Agora, parece ter recuperado o faro de artilheiro. Nas duas vezes em que atuou na última semana, contra Luverdense e Paraná, o Menino da Vila marcou cinco vezes.
Diego Souza também viveu momentos turbulentos no São Paulo, mas tem mostrado reação. Ele foi considerado o vilão da eliminação para o rival Corinthians na semifinal do Paulistão e negociou uma possível saída ao Vasco, mas ficou no Morumbi. Nas duas últimas partidas em campo, no entanto, ele balançou as redes de Rosario e Atlético-MG.
No Santos, Gabriel tem atuado em um novo posicionamento. Desde o jogo contra o Luverdense, o técnico Jair Ventura escala o atacante aberto pela direita, mas com liberdade para rodar nos setores ofensivos. Prova disso é que os últimos cinco gols marcados pelo camisa 10 foram de centroavante: todos dentro da área e de primeira (dois deles de cabeça).
Veja as informações de São Paulo e Santos para o clássico:
Local: Morumbi, em São Paulo
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Escalação provável do São Paulo: Sidão; Éder Militão, Bruno Alves, Anderson Martins (Arboleda) e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Marcos Guilherme (Lucas Fernandes ou Shaylon), Diego Souza e Everton
Desfalques do São Paulo: Rodrigo Caio (cirurgia no pé esquerdo), Gonzalo Carneiro (em recuperação de uma pubalgia e sem previsão de estreia), Morato (entorse no tornozelo esquerdo) e Cueva (acompanha o nascimento do filho e vai defender a seleção peruana)
Pendurados do São Paulo: Arboleda, Sidão e Régis
Escalação provável do Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Jean Mota e Vitor Bueno; Gabigol, Eduardo Sasha e Rodrygo
Desfalques do Santos: Bruno Henrique e Guilherme Nunes (lesão muscular na coxa), Arthur Gomes (entorse no tornozelo), Caju (negociação com o APOEL) e Léo Cittadini (desconforto no tendão de Aquiles)
Pendurados do Santos: Alison e Dodô
Arbitragem: Braulio da Silva Machado apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back (todos de SC)
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Milton Leite e Mauricio Noriega) Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 15h