Conheça o preparador físico “chatão” que está fazendo o São Paulo jogar como Aguirre quer

873

GloboEsporte.com

Eduardo Rodrigues

Uruguaio Fernando Piñatares é um dos responsáveis pela intensidade do Tricolor em campo.

“Tac-tac-tac”: o som que se assemelha ao toque das chuteiras na bola tornou-se a trilha sonora dos campos do CT do São Paulo desde que Diego Aguirre assumiu o comando da equipe, no início de março. O responsável? Fernando Piñatares.

Durante os treinos, o barulho emitido com a boca pelo preparador físico do Tricolor, com o auxílio de estaladas de dedos, é uma forma de incentivar e cobrar os jogadores, que virou marca registrada do trabalho do uruguaio de 46 anos.

Publicidade

Se Aguirre quer o São Paulo bem preparado fisicamente para “entregar tudo em campo”, como o técnico costuma dizer nas entrevistas, disputando todas as bolas, ele tem em Piñatares um fiel escudeiro.

Fernando Piñatares mostra técnica de treinamento no São Paulo

Fernando Piñatares mostra técnica de treinamento no São Paulo

Considerado um carrasco pelos jogadores, o preparador físico não dá descanso nos treinos. Até em uma roda de bobinho, uma brincadeira típica de aquecimento, o uruguaio é exigente.

– Quem é mais rancoroso é o Fernando (Piñatares), o preparador físico (risos). Mas é um cara extremamente profissional. O Fernando bate um pouquinho, e o Aguirre passa a mão na cabeça (risos) – afirmou Hudson ao GloboEsporte.com.

Fernando Piñatares orienta Hudson em treino no CT (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net )

Fernando Piñatares orienta Hudson em treino no CT (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net )

O jeito xerifão de Piñatares também provoca algumas situações engraçadas. Na última terça-feira, uma das atividades foi uma disputa de futevôlei um contra um entre os atletas, sem Nenê e Hudson, que corriam em volta do gramado em uma atividade regenerativa.

No entanto, o camisa 10 são-paulino invadiu a disputa que acontecia entre Everton e Reinaldo com a intenção de jogar, e ouviu do uruguaio, que acompanhava atentamente cada movimento:

– Nenê? Não, não, não!

O jogador então voltou para a sua corrida e reclamou:

– Pô, Fernando “chatão”, hein?

Fernando até pode ser o “chatão”, mas os números comprovam que a linha dura do preparador físico tem sido positiva. Até a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo é o segundo clube que mais dá desarmes certos na competição, com 276, apenas dez a menos que o Flamengo.

Quando era dirigida por Dorival Júnior, a equipe recebia duras críticas pela queda de rendimento no segundo tempo dos jogos, algo que não ocorre mais com a nova comissão. O comprometimento com a marcação e a disposição em campo têm ajudado o Tricolor a ocupar a segunda posição do Brasileirão.

Neste domingo, a preparação será colocada à prova mais uma vez diante do Cruzeiro, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 16ª rodada. A equipe terá pelo menos três desfalques, já que Hudson, Arboleda e Militão estão suspensos, e os reservas terão que mostrar que o condicionamento está em dia para manter a boa campanha.

Piñatares trabalha com Aguirre desde 2007, na base da seleção uruguaia (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net )

Piñatares trabalha com Aguirre desde 2007, na base da seleção uruguaia (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net )

Futebol brasileiro não é novidade

Fernando Piñatares e Diego Aguirre se conheceram na seleção de base do Uruguai, em 2007, onde ficaram até o fim de 2009. Desde então, eles estiveram juntos no Peñarol, Al-Rayyan, Al-Gharafa, Internacional, Atlético-MG, San Lorenzo e, enfim, São Paulo.

E foi justamente no Brasil que o uruguaio teve seu trabalho colocado em xeque. Em 2015, no Inter, o preparador foi criticado pelo excesso de lesão dos jogadores do time colorado e pela falta de ritmo de alguns, que, dentre outras coisas, culminou na eliminação na semifinal da Libertadores.

No Atlético-MG, em 2016, resgatou o seu prestígio e saiu elogiado pela diretoria do a. A experiência no país é uma aliada no atual trabalho.

– Estamos bem adaptados, já conhecemos bem. Não falamos muito bem português, mas é simples: é ser profissional, trabalhar e ser uma boa pessoa – afirmou Piñatares ao site oficial do São Paulo.

Aguirre e Piñatares orientam treino no Atlético-MG em 2016 (Foto: Rafael Araújo)

Aguirre e Piñatares orientam treino no Atlético-MG em 2016 (Foto: Rafael Araújo)

Veja as informações do São Paulo para enfrentar o Cruzeiro:

Local: Mineirão, Belo Horizonte
Data e horário: domingo, às 16h (de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Araruna (Bruno Peres), Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Liziero e Nenê; Everton, Rojas e Diego Souza;
Desfalques: Jucilei (lesão na coxa esquerda), Rodrigo Caio (cirurgia no pé esquerdo), Régis (recondicionamento físico), Edimar (entorse no tornozelo esquerdo), Militão, Hudson e Arboleda (suspensos)
Pendurados: Anderson Martins, Reinaldo, Régis, Jucilei, Liziero e Nenê
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa) apita, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho, todos do Rio de Janeiro
Transmissão: TV Globo para SP, RS, PR, GO, TO, MS, MT, SE, AL, CE e MA (com Luis Roberto, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)
Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 15h