UOL
Menon
Historicamente, agosto é um mês turbulento na política brasileira. Foi em agosto o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e a renúncia de Jânio Quadros em 1961. Como o assunto é futebol, o São Paulo espera um mês de calmaria (em relação a julho) e que termine com o clube na liderança do Brasileiro. Para que a previsão se confirme, é necessário, segundo análise do clube, conseguir no mínimo 14 pontos nos próximos seis jogos pelo Brasileiro.
Antes, uma pequena retrospectiva:
O São Paulo terminou o primeiro período do Brasileiro com duas vitórias, sobre Furacão (fora, o que não ocorria há décadas) e o Vitória. Assim, ficou em terceiro, juntamente com o Galo, quatro pontos atrás do Flamengo. O pós-Copa trouxe uma ida ao Inferno, com quatro jogos dificílimos: Flamengo (f), Corinthians (c), Grêmio (f) e Cruzeiro (f). A meta era terminar esse fase mantendo os quatro pontos atrás do Flamengo. Para isso, não poderia perder para o líder, no Rio. O time foi muito além das expectativas: ganhou nove pontos e diminuiu a diferença para dois pontos.
Agora a meta é a liderança, baseada em três dados:
O São Paulo tem seis jogos com grau de dificuldade menor que os quatro anteriores. Quatro deles são em casa. Por isso, planeja 14 pontos
O Flamengo tem jogos mais difíceis. E tem apenas três em casa.
Além dos jogos do Brasileiro, o São Paulo tem mais dois, contra o Colón, pela Sulamericana. O Flamengo tem quatro, dois contra o Grêmio e dois contra o Cruzeiro, dois em casa e dois fora.
Se o São Paulo fará oito jogos em um mês, o que já é um absurdo, o Flamengo fará dez, o que é um abuso, uma ofensa ao corpo de qualquer jogador.
Assim, o líder terá de poupar jogadores em jogos do Brasileiro, possivelmente contra Grêmio (f) e Cruzeiro (c).
São planos, e o São Paulo sabe que não adianta sonhar se não fizer a sua parte, desde domingo, contra o Vasco, no Morumbi.
Abaixo, a relação de jogos de São Paulo e Flamengo.
SÃO PAULO
02/08 Colón (c) Sulamericana
5/8 Vasco (c)
12/8 Sport (f)
16/8 Colón (f) Sul-americana
19/8 Chape (c)
22/8 Paraná (f)
26/8 Ceará (c)
02/9 Fluminense (c)
FLAMENGO:
1/8 Grêmio (f) Copa do Brasil
4/8 Grêmio (f)
8/8 Cruzeiro (c) Libertadores
12/8 Cruzeiro (c)
15/8 Grêmio (c) Copa do Brasil
19/8 Furacão (f)
23/8 Vitória (c)
26/8 América (f)
29/8 Cruzeiro (f) Libertadores
02/9 Ceará (c)
–
Tags : São Paulo
Boooraaaa tricolor a hora é agora, nada de perder pontos para Vasco, Sport, Chapecoense, Paraná e Ceará, é partir pra cima e ganhar os 5 jogos, quem sabe não assumimos a liderança e abrimos alguma margem. O Flacôcô vai ter que poupar no brasileiro e se Deus quiser vai tropeçar.