GloboEsporte.com
Alexandre Alliatti
Palmeiras é o novo líder em rodada de pênaltis que tornaram os árbitros mais protagonistas do que os jogadores; fim de semana tem milagre que define liderança e gol contra bizarro.
Gols do Fantástico: como foi a rodada do Brasileirão
Seria uma rodada para falar mais sobre a atuação de Cazares pelo Atlético-MG, as defesas de Saulo para o Botafogo, o gol de calcanhar de Everton, do Grêmio, ou o desarme de Víctor Cuesta no primeiro gol do Inter. Mas os árbitros, tantos e tamanhos os erros, roubaram a cena em um fim de semana muito importante para o Campeonato Brasileiro – com mudanças no topo e no subsolo da tabela: Palmeiras assumindo a liderança, Ceará deixando a zona de rebaixamento.
Hyoran celebra o segundo gol do Palmeiras na vitória de 3 a 1 sobre o Cruzeiro — Foto: Bruno Oliveira/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo
A rodada começou insossa no sábado, com apenas um gol em três jogos, mas melhorou no domingo, com 23 gols em seis partidas. Nesta segunda-feira, às 20h, o Paraná recebe o Vasco, que precisa de um empate para sair da zona de rebaixamento (entraria o Vitória). O SporTV (menos para o PR) e o Premiere transmitem ao vivo.
O Palmeiras chega com tudo para brigar pelo título. Em oito rodadas de returno, o Verdão pulou do sexto lugar para a liderança, tirando oito pontos e colocando um de vantagem sobre o São Paulo. A vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, na manhã do domingo, consolidou a ascensão alviverde, sustentada pelo melhor elenco do campeonato (Felipão, mais uma vez, conseguiu preservar alguns titulares). O lado direito funcionou bem, com Marcos Rocha e Dudu afinados, e comandou a vitória, que teve gols de Lucas Lima, Hyoran e Gustavo Gómez, de pênalti.

Melhores momentos: Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro
Ao marcar, o zagueiro se vingou de um pênalti que só a arbitragem viu, marcado contra ele no primeiro tempo, com um toque de mão claramente fora da área. Mancuello anotou para o Cruzeiro.
A rodada só não foi melhor para o Palmeiras porque Grêmio e Inter, dois de seus quatro concorrentes mais próximos, também venceram.
- O Grêmio, no sábado, mesmo com time reserva, bateu o Fluminense fora de casa por 1 a 0. Um titular, Everton, saiu do banco para fazer, de calcanhar, aos 47 minutos do segundo tempo, o gol da vitória gaúcha. O time de Renato Portaluppi é quarto colocado, com 50 pontos, três abaixo do Palmeiras.
Everton, de calcanhar, dá vitória para o Grêmio sobre o Fluminense — Foto: Alexandre Loureiro/BP Filmes
- O Inter, no domingo, mostrou a disposição de sempre para virar contra o Vitória no Beira-Rio. D’Alessandro fez o gol da vitória de pênalti, em mais um momento de miopia da arbitragem, que viu como dentro da área um toque que ocorreu fora (de Lucas Fernandes) – antes, o árbitro Sávio Pereira Sampaio errara ao anular um gol colorado, de Nico López. A equipe de Odair Hellmann divide a liderança com o Palmeiras, que leva vantagem no saldo de gols.

Melhores momentos: Internacional 2 x 1 Vitória
- Grande goleada do Atlético-MG sobre o Sport: 5 a 2, sexto lugar consolidado e vantagem de oito pontos sobre o sétimo (o primeiro fora da zona de classificação para a Liberadores), que é justamente o Cruzeiro.
- Boa vitória do Santos em jogo duro contra o Atlético-PR sob chuva forte na Vila Belmiro. Carlos Sánchez fez o gol aos 51 (!!) do segundo tempo, ao converter mais um pênalti para lá de duvidoso (que revoltou o Furacão).
- E o Ceará deu mais um passo em uma reação impressionante. Ao vencer a Chapecoense por 3 a 1, saiu da zona de rebaixamento, onde estava desde a terceira rodada (e onde tomou conta da lanterna em boa parte do primeiro turno). O time de Lisca tem a quinta melhor campanha do returno.
Nenhum dos seis primeiros colocados perdeu. Mas dois deles, São Paulo e Flamengo, viram empates fora de casa serem diminuídos pelos resultados paralelos.
O Tricolor ficou no 2 a 2 com o Botafogo no Rio de Janeiro e pagou o preço da queda de desempenho (é só o 11º no returno). No período, ganhou dois jogos – um terço das vitórias do Palmeiras e metade das vitórias do Inter, as duas equipes que o derrubaram para o terceiro lugar.
Diego Aguirre tem dificuldades para encontrar um substituto para Everton, que deve voltar no jogão do próximo sábado, contra o Palmeiras. O elenco tem limitações, e o treinador, mais uma vez, precisou usar Reinaldo avançado pela esquerda de ataque. Diego Souza fez mais um gol, seu décimo no campeonato, e Gonzalo Carneiro marcou pela primeira vez com a camisa tricolor. Kieza e Jean anotaram para o Botafogo, invicto há três rodadas.

Melhores momentos: Botafogo 2 x 2 São Paulo pela 27ª rodada do Brasileirão
O Flamengo, na estreia de Dorival Júnior, pouco ameaçou e pouco foi ameaçado em jogo fraco contra o Bahia em Salvador. O 0 a 0 foi ruim para os dois. Os cariocas se distanciaram da liderança em pontos (eram três, agora são quatro) e em posição (era o quarto, caiu para quinto); e os baianos seguem colados à zona de rebaixamento.
Dorival Junior estreia no comando do Flamengo com empate por 0 a 0 com o Bahia — Foto: Staff Images/Flamengo
- o Sport, desnorteado, que cambaleia rumo à segunda divisão.
- o Fluminense, único time derrotado em casa no fim de semana.
- o Vitória, que pode entrar na zona de rebaixamento nesta segunda.
- o Atlético-PR, vítima de pênalti duvidoso no fim do jogo contra o Santos.
- o Cruzeiro, mais distante (oito pontos) do G-6.
- América-MG, agora há quatro jogos sem vencer, e Corinthians, estagnado, após empate por 0 a 0 no Independência no sábado.
Cazares foi o melhor jogador do time de melhor atuação na rodada, o Atlético-MG. Lançou para Emerson no terceiro gol (um golaço), fez o quarto e deu assistência para o quinto, de Ricardo Oliveira, contra o Sport. Elias, Chará e Emerson também se destacaram na vitória do Galo.

Gol do Atlético-MG! Defesa do Sport se enrola, e Cazares amplia, aos 29 do 1º tempo
No Ceará, Valdo salvou atrás, cortando uma bola quase em cima da linha, e na frente, ao fazer o gol do empate que abriu caminho para a virada sobre a Chape. Arthur foi outro expoente da vitória.
Dudu, do Palmeiras, deu assistências para dois gols – de Lucas Lima e Hyoran, outro de boa atuação na vitória sobre o Cruzeiro. Mas o Palmeiras não seria líder se não fosse um jogador… do Botafogo. O goleiro Saulo, com duas defesas sequenciais, à queima-roupa, aos 48 do segundo tempo, impediu que o São Paulo vencesse o jogo.

Salva Saulo! Goleiro alvinegro defende chutes de Rojas e Diego Souza, aos 48 do 2º tempo
No Inter, destaque para Víctor Cuesta, um dos melhores zagueiros do campeonato. À segurança defensiva, o argentino aliou presença ofensiva ao dar um carrinho e roubar a bola que resultou no cruzamento de Edenílson para gol de Leandro Damião.

Gol do Internacional! Edenílson cruza e Leandro Damião empata de cabeça, aos 17′ do 2ºT
Seleção da rodada 27 do Campeonato Brasileiro — Foto: GloboEsporte.com
A sucessão de erros de arbitragem foi o ponto negativo da rodada. Veja lances e o comentário de Paulo César de Oliveira no Redação SporTV:

Paulo César de Oliveira comenta problemas na arbitragem brasileira
Mas também houve infelicidades entre os jogadores. E dois zagueiros simbolizam bem isso: Emerson Santos, do Inter, e Durval, do Sport.
O defensor colorado, no primeiro minuto de jogo, até ganhou a disputa inicial pelo alto, mas, na sequência, não viu o básico: que Marcelo Lomba saía do gol para afastar a bola. E acabou encobrindo o próprio goleiro.

Veja o gol contra de Emerson Santos
Com Durval, deu tudo errado. Cometeu um pênalti no segundo gol do Atlético-MG, falhou feio no terceiro e ainda foi expulso aos 32 minutos do primeiro tempo. Viveu um dos piores dias de sua longa carreira.

Veja a expulsão de Durval, do Sport, contra o Atlético-MG
- Aos 17 minutos do segundo tempo do jogo contra o Palmeiras, no Pacaembu, o atacante Fred, do Cruzeiro, voltou aos campos. Ele ficou seis meses afastado por culpa de uma lesão no joelho direito.
- Kaio Jorge, atacante do Santos de 16 anos, foi a campo no segundo tempo contra o Atlético-PR. E formou o ataque com outro menor de idade, Rodrygo, de 17 – que ganhou uma placa, antes do jogo, por completar 50 partidas pelo clube.
- Felipe Melo, volante do Palmeiras, tomou mais um cartão amarelo, o 23º na temporada. No Brasileirão, ele é o atleta mais advertido com amarelos. Já são 11.
- Os cinco gols marcados sobre o Sport não foram por acaso. O Atlético-MG foi o time que mais finalizou a gol nos jogos do fim de semana: 22 vezes. Ricardo Oliveira foi quem mais tentou: cinco conclusões.
Pelo visto, nosso resumo da rodada sempre terá uma imagem dele, o Lisca Doido. Mais uma vitória do Ceará, mais uma festa do treinador (que ficou com lágrimas nos olhos à beira do campo quando sua equipe conseguiu virar sobre a Chape), e Vozão fora da zona de rebaixamento.

Após sair da zona do rebaixamento, Lisca e elenco vão comemorar com torcida
Falando em maluquices, olha o Deyverson aí. O atacante do Palmeiras resolveu esquentar o jogo contra o Cruzeiro no segundo tempo. Ensaiou fintas, simulou chutes e resolveu fazer embaixadinhas. A torcida gostou; os jogadores do Cruzeiro, nem tanto. Manoel, irritado, deu uma peitada no atacante.

Veja confusão com Deyverson em Palmeiras x Cruzeiro
E uma imagem para esquentar o coração: o atacante Nilmar ajudou o Inter a vencer o Vitória no Beira-Rio. Mas, desta vez, só como torcedor. Ele esteve no estádio junto com a torcida, nas arquibancadas, vestido de vermelho, para apoiar o clube que o revelou. Nilmar não joga desde o ano passado, quando deixou o Santos para se tratar contra um quadro de depressão. Ele está melhor, mas não sabe se voltará a jogar. À repórter Renata de Medeiros, da Rádio Gaúcha, disse que “vontade não falta”.