UOL
- Marcello Zambrana/AGIF
Dirigente admite que tentou convencer o voto de eleitores indecisos: ‘Mas como convencer os eleitores se nem o PT conseguiu convencer seus pares?’
A eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República deixou Raí “triste” e “assustado”. Ex-jogador de São Paulo e Paris Saint-Germain, entre outros clubes, o atual executivo de futebol do clube paulista afirmou ter tentado convencer eleitores indecisos às vésperas do segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), mas afirmou que o próprio PT chegou às eleições com muitos problemas diante do eleitorado.
“Quando senti uma abertura, tentei convencer. Acho que mudei alguns votos, mas não tanto quanto gostaria. A grande maioria dos grandes partidos de esquerda não apoiava abertamente Haddad”, explicou Raí em entrevista publicada nesta quarta-feira (31) pelo jornal esportivo francês L’Equipe. “Mas como convencer os eleitores se nem o PT conseguiu convencer seus pares? Assim, fica ainda mais difícil.”
Embora não tenha declarado nominalmente o voto a Fernando Haddad na entrevista, Raí demonstrou incômodo com o resultado das eleições – especialmente por conta dos “valores absurdos e repugnantes” defendidos por Bolsonaro e por seus eleitores.
“Na semana passada, eu só pensava em política, valores, no futuro, meus amigos… Fui votar com convicção, escolhendo a opção com a qual mais me identifico. Eu estava preocupado, mas eu tinha uma pequena esperança dentro de mim. Depois dos resultados, fiquei triste e até assustado quando vi as reações do povo celebrando a vitória de um candidato que já mostrara valores absurdos e repugnantes”, declarou.
Questionado a respeito do apoio de jogadores e ex-jogadores à candidatura de Jair Bolsonaro, como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Felipe Melo, Raí avaliou o posicionamento como uma aposta conservadora em uma mudança.
“Eles o apoiam porque acreditam em um país melhor com ele. O futebol é um reflexo da sociedade. Especialmente seu lado conservador e suspeito”, diz Raí, que busca uma explicação para a falta de posicionamentos contrários ao presidente eleito no meio futebolístico. “Eu acho que é por falta de cultura, cultura política também. Eles (jogadores críticos a Bolsonaro) não se expressam com ceticismo, têm medo da agressividade do público e porque se sentem minoria entre os jogadores de futebol.”
‘É preciso endurecer, mas sem perder a ternura jamais’
Ao jornal, Raí avaliou a eleição de Bolsonaro como o resultado do desejo do brasileiro por uma mudança, “às vezes guiada pelo ódio”.
“Não tenho dúvidas de que muitos brasileiros não acreditam que o novo presidente ponha em prática os terríveis preconceitos inaceitáveis que ele falou em público. Espero que eles estejam certos… Mas para ter certeza disso, precisamos de uma forte resistência da sociedade civil e da oposição, que deve ser cuidadosa, agir com inteligência e, se possível, agir com amor ao próximo. Essa é uma noção essencial”, disse Raí, que foi além.
“‘É preciso endurecer, mas sem perder a ternura jamais.’ Esta frase (de Che Guevara) é mais do que nunca relevante. Eu não defendo o comunismo, mas sim um novo humanismo democrático, inclusivo e sustentável. Devemos procurar um novo modelo de esquerda que seja eficaz e nos represente. Nós também precisamos de novos líderes.”
Reprodução
‘Não defendo o comunismo, mas sim um novo humanismo democrático, inclusivo e sustentável’, disse Raí em entrevista a jornal francês
Ao jornal francês, o dirigente são-paulino afirmou que a democracia brasileira precisará “mostrar que as nossas instituições são sólidas e incorruptíveis quando se trata de defender os valores essenciais da democracia ligados à nossa constituição”. Entre tais valores, citou o respeito à diversidade, os direitos das minorias e das mulheres, a igualdade de gênero, o meio ambiente e redução das desigualdades sociais, entre outros.
“A revolução muitas vezes passa por resistência”, afirmou. “A onda de Bolsonaro é o resultado de uma migração de todo o mundo para a extrema-direita. Em média, 25% da população mundial está se movendo nessa direção. Esta é uma figura impressionante e preocupante, que também é explicada pelos fracassos da esquerda democrática e da social democracia em que estou incluído”, completou Raí, que pediu uma reinvenção da esquerda “sem perder a essência de sua ideologia”.
Voto Shiota
Vc está certo amigo, eu também sou Pernambuco, e realmente o PT fez o que vc está dizendo aqui no nordeste.
O que o amigo falou Antônio Santos falou também é verdade, tem.muitas maravilhas aqui na nossa região.
Mas eu ando muito.por aqui, e a fome ainda impera, muitas pessoas chegam a comer palma para sobreviver, eu vejo isso.
O PT engana justamente essas famílias, primeiro pela fome com o bolsa família, segundo com a pouca falta de instrução associado com mentiras .
Raí é um infeliz, não merece estar mais no São Paulo, partidarismo político ainda mais defendendo corruptos não são sinônimos de crescimento para o são Paulo.
Queremos a sua demissão imediata
Zeca Camargo votou em quem?
O maior ídolo da história do São Paulo sem dúvida é o Tele Santana.
Raí definitivamente demonstrou ser bosta que não sabe o que fazer sem a bola nos pés.
Um Zé Mané que fala em democracia e cita um assassino como exemplo.
Defende um partido podre , cheio de escândalos de corrupção, que defende o aborto, ideologia de gênero, regulação da imprensa, que promovia uma nova constituinte, que queria liberar as drogas, e ainda por cima tentou erotizar crianças na escola.
Um partido que é comandado por um presidiário
Pra mim vc é uma decepção Raí, hoje defender o PT no mínimo é omissão.
Vc não merece estar no São Paulo.
São Paulo acima de tudo, Deus acima de todos.
Fora Raí
E você é um boboca que fica vociferando suas frustrações contra o Raí.
TeleSantana não defendia violência nem para um zagueiro matar uma jogada. Tenha certeza que não defenderia um boçal como o Bozo.
Pronto:
Agora os Birrentos vão chingá-lo e dizer que o Rivaldo é mais ídolo que ele.
Não se pode mais ter opinião…
Deve ter apreendido ser viado na França.
RAÍ ALÉM DE ACHAR QUE VOCÊ É UM TREMENDO BAITOLA, AGORA VEJO QUE VOCÊ É UM EXTERCO HUMANO QUE NÃO FAZ NADA PARA O NOSSO CLUBE ALÉM DE NÓS ENVERGONHAR APOIANDO UM PARTIDO DA PIOR ESPÉCIE, VOCÊ É UM VAGABUNDO QUE GANHA UM SALÁRIO ALTO SEM FAZER NADA DE APROVEITOSO PARA O NOSSO CLUBE, SE VOCÊ TEM CARÁCTER QUE EU DUVIDO PEDE DEMISSÃO E VAI PQP CRÁPULA VOCÊ É UMA LIXO HUMANO.
Experimenta um dia viajar para outro país e visite um consulado brasileiro!
Lá você encontrará um livreto de turismo que o Itamaraty fez sobre o Brasil e convidando os estrangeiros a visitarem o país.
Tem fotos da natureza, de coisas culturais, explicações de como é a cultura do país.
Nos esportes tem destaques para o voleibol, F1 e principalmente o futebol.
Claro que a seleção aparece, mas uma foto em destaque chama a atenção porque é o manto Tricolor.
Sabe quem está envergando esta camisa gloriosa?
– Esse que você chama de esterco humano!