GloboEsporte.com
Confira os destaques, transmissão e arbitragem do confronto desta terça-feira, às 19h15.
Arena da Fonte recebe semifinal entre São Paulo e Guarani — Foto: Reprodução / TV Ferroviária
São Paulo e Guarani fazem nesta terça-feira, às 19h15, a primeira semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida entre os paulistas será na Arena da Fonte, em Araraquara, onde o Tricolor atua desde o começo da campanha. O SporTV transmite o jogo ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos dos melhores lances.
Por determinação da Polícia Militar, apenas torcedores do São Paulo poderão ir ao estádio “devidamente caracterizados”. A decisão abrange o critério de torcida única, que já existe nas partidas entre os times profissionais de Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta. A Federação Paulista apenas acatou a decisão e informou que, por melhor campanha, o Tricolor é o mandante.
Para chegar à semifinal da Copinha, o São Paulo eliminou o Cruzeiro nos pênaltis e também deixou para trás Rio Claro, Ferroviária e Mirassol na fase de mata-mata. Enquanto isso, o Guarani superou o Figueirense, que estava com 100% de aproveitamento, e deixou pelo caminho equipes tradicionais, como Internacional e Botafogo.
A partida desta terça será a sexta da história entre São Paulo e Guarani na Copinha. O Bugre venceu apenas uma vez, justamente no duelo mais importante: a final de 1994. O Tricolor levou a melhor nos anos de 1973, 1986, 2000 e 2010.
São Paulo
O São Paulo tem um time consistente defensivamente e muito rápido no ataque. O técnico Orlando Ribeiro deu um padrão de jogo para o sub-20 que, mesmo diante de cinco baixas antes e durante a competição, o time não deixou o rendimento cair.
Na defesa, o zagueiro Morato se destaca com um posicionamento quase impecável, adiantando os “botes” e orientando os colegas de zaga. O time joga com Diego como uma espécie de líbero, que inicia a criação de jogadas, mas protege a defesa quando o time está sem a bola.
São Paulo comemora classificação sobre o Cruzeiro — Foto: THIAGO CALIL/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Os meias Antony e Fabinho jogam pelas beiradas do campo, sempre alternando os lados, deixando a marcação confusa. A grande baixa é o atacante Gabriel Novaes, artilheiro da Copinha com nove gols, que cumpre suspensão automática por ter recebido cartão vermelho no jogo contra o Cruzeiro. Vitinho deve ser a opção para o setor.
Gabriel Sara, cérebro da equipe, foi cortado após a segunda partida da competição após sofrer uma lesão muscular. Paulinho vem dando conta do recado na posição.
Guarani
Se o Tricolor já tem a certeza do desfalque de Gabriel Novaes, o Bugre está otimista em contar com o seu artilheiro. Autor de quatro gols na goleada sobre o Inter, Davó saiu machucado da partida contra o Figueirense, na quinta-feira passada, e treinou normalmente na véspera da semifinal. Mas a participação dele em Araraquara está indefinida.
Felipe, volante que também deixou o jogo passado com problemas musculares, também treinou sem problemas com a comissão técnica e, assim como Davó, tem chances de ir a campo. O desempenho do jogador é observado de perto pela comissão técnica de Osmar Loss, que busca um meio-campista para completar o elenco principal.
Bugre festeja classificação à semifinal — Foto: LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Além do camisa 9, o time dirigido por Márcio Zanardi tem outros destaques que chamam atenção. O lateral-esquerdo Bidu lidera a lista, pela qualidade no apoio ofensivo e a capacidade de decidir o jogo na bola parada, assim como Renan, que abriu caminho para a classificação contra o Figueirense em uma cobrança de falta.
Mateusinho, atacante de drible curto e que já teve experiência no time profissional, é outro nome a ser olhado com atenção na equipe bugrina. Foi dele, de pênalti, o segundo gol contra o Figueirense. Pedro Acorsi, volante que inclusive integrou o banco de reservas na estreia do Paulistão, é mais um nome que deve ganhar espaço no elenco de cima após a Copa São Paulo.
header arbitragem — Foto: infoesporte
José Guilherme Almeida e Souza apita a partida na Arena da Fonte, em Araraquada, auxiliado por Mauro André de Freitas e Guilherme Holanda Moura Lima. O quarto árbitro é Paulo Santiago de Medeiros.