Solta o grito de campeão: Tricolor vence o Vasco e conquista o tetra da Copinha

238

Em tarde emocionante e chuvosa, no Pacaembu, São Paulo bateu os cariocas nos pênaltis após empate em 2 a 2

Érico Leonan – Site Oficial>

FOTO por Rubens Chiri / saopaulofc.net

No aniversário de 89 anos do Tricolor, a garotada do CFA Laudo Natel conquistou o tetracampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior! E foi com muita chuva e emoção! Nesta sexta-feira (25), nos pênaltis (3 x 1) após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, o São Paulo derrotou o Vasco da Gama e faturou a Copinha pela quarta vez – também ergueu o troféu em 1993, 2000 e 2010.

Para conquistar o tetra, a molecada de Cotia contou com o incondicional apoio da torcida, que compareceu em grande número e encarou a forte chuva no Pacaembu para incentivar os comandados de Orlando Ribeiro.

Publicidade

A torcedora Larissa, que luta há dois anos contra um câncer no cérebro, também contagiou os jovens jogadores são-paulinos: após passar por cirurgia e ainda enfrentar inúmeras quimioterapias, a pequena de seis anos de idade diz ser forte e guerreira como o time do Tricolor, e foi homenageada pelo elenco, que raspou o cabelo.

Para chegar até o título, após 23 dias de campeonato na 50º edição, o São Paulo passou por Holanda-AM, Serra-ES, Ferroviária-SP (todos na primeira fase), Rio Claro-SP (segunda fase), Mirassol-SP (oitavas de final), Cruzeiro-MG (quartas de final), Guarani-SP (semifinal) e Vasco-RJ (final).

A trajetória começou no dia 2 de janeiro em Araraquara, na Arena da Fonte Luminosa, e o Tricolor foi acolhido pelos torcedores do interior. De lá para cá, o time evoluiu em campo e seguiu invicto com seis vitórias e três empates, com 28 gols marcados e nove sofridos.

A DECISÃO

No primeiro tempo, o Tricolor foi superior, ficou mais tempo com a posse de bola e mostrou mais força ofensiva para buscar o gol. E foi com o artilheiro da competição, Gabriel Novaes, que o São Paulo balançou as redes antes do intervalo: aos 38 minutos, o atacante aproveitou cruzamento de Antony e marcou o seu décimo gol no torneio! 1 a 0!

Na volta para a segunda etapa, a chuva apertou na capital paulista e a torcida tricolor foi no embalo para contagiar ainda mais a molecada em campo! Com o incentivo das arquibancadas, o time são-paulino ampliou em grande contragolpe, logo aos sete: Antony foi lançado, ganhou na corrida e mandou para o fundo do gol. 2 a 0!

Os vascaínos reagiram e pressionaram o Tricolor. Aos 30, os cariocas descontaram com Lucas Santos, em cobrança de falta, e se mandaram para o campo de ataque em busca do empate. E aos 38, com Tiago Reis, o rival deixou tudo igual e levou a decisão para os pênaltis. 2 a 2.

Nas cobranças de penalidades máximas, o goleiro Thiago Couto brilhou, e o São Paulo conquistou o tetracampeonato da Copinha! O arqueiro defendeu duas cobranças -além de uma batida do Vasco que explodiu no travessão -, Ed Carlos, Morato e Tuta converteram, e o Tricolor levou a melhor!

1993, 2000, 2010 e 2019! O Tricolor é tetra da Copa São Paulo de Futebol Júnior!

SÃO PAULO (3) 2 x 2 (1) VASCO DA GAMA

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25/01/2019 (sexta-feira)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Tatiane dos Santos Camargo e Fabrini Bevilaqua Costa

Público pagante: 33.199 pagantes
Renda: R$ 874.745,00

GOLS: Gabriel Novaes, aos 38 minutos do 1ºT, e Antony, aos sete minutos do 2ºT (São Paulo); Lucas Santos, aos 30 minutos do 2ºT, e Tiago Reis, aos 38 minutos do 2ºT (Vasco)

SÃO PAULO: Thiago Couto; Caio, Tuta, Morato e Welington (Sena); Diego, Rodrigo Nestor (Vitinho), Paulinho, Antony (Edcarlos), Gabriel Novaes (Fasson) e Fabinho (Weverton). Técnico: Orlando Ribeiro.

VASCO: Alexander; Tenório, Ulisses, Norões e Coutinho (Riquelme); Bruno Gomes (Laranjeira), Linnick (Alexandre Melo) e Caio Lopes; Lucas Santos, Tiago Reis e João Pedro (Talles). Técnico:Marcos Valadares.