São Paulo leva susto, mas vence o Vasco nos pênaltis e conquista o título da Copinha

144

GloboEsporte.com

Tricolor chegou a estar vencendo por dois gols, cedeu o empate no tempo normal e contou com duas defesas do goleiro Thiago Couto para ficar com a taça.

RESUMÃO

  • O Jogo Que final!
  • O São Paulo é o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. Depois de estar vencendo por 2 a 0 até aos 29 minutos do segundo tempo, o Tricolor levou um susto ao sofrer o empate no tempo normal, mas venceu o Vasco nos pênaltis por 3 a 1, nesta sexta-feira à tarde, no Pacaembu. O goleiro Thiago Couto brilhou com duas cobranças defendidas. É o quarto título do clube na competição sub-20 mais tradicional do país (assista abaixo aos melhores momentos).

Melhores momentos: São Paulo 2 (3) x (1) Vasco pela final da Copa SP de futebol júnior.

Tempo normal

Foi um grande jogo. O São Paulo chegou a estar com a mão na taça, com a torcida gritando “olé” logo depois que Antony fez o segundo gol – Gabriel Novaes abriu o placar na etapa inicial. Em meio a um temporal no Pacaembu, o Vasco mostrou que estava vivo. Mesmo depois de perder três chances claras, o time teve fôlego e muita determinação para evitar a derrota. Lucas Santos, em linda cobrança de falta, e Tiago Reis deixaram tudo igual novamente.

Publicidade
São Paulo é tetracampeão da Copa SP de Futebol Júnior

São Paulo é tetracampeão da Copa SP de Futebol Júnior (Foto: Marcos Ribolli).

Os pênaltis

Ed Carlos, Morato e Tuta marcaram para o São Paulo. Marcos Júnior chutou para fora. No Vasco, Lucas Santos fez o primeiro, mas Thiago Couto pegou as batidas de Tiago Reis e Riquelme. Gabriel Norões bateu no travessão (veja abaixo as cobranças).

Os gols de São Paulo 2 (3) x (1) 2 Vasco pela final da Copa SP de futebol júnior

Os gols de São Paulo 2 (3) x (1) 2 Vasco pela final da Copa SP de futebol júnior

Primeiro tempo: São Paulo domina

O São Paulo foi melhor do que o Vasco na primeira parte da decisão da Copinha. O Tricolor mostrou mais força ofensiva e quase abriu o placar aos 16 minutos. Artilheiro do torneio, Gabriel Novaes arrancou, deixou dois adversários para trás e bateu com muito perigo. O centroavante não perdeu a segunda oportunidade, aos 38. Antony cruzou com precisão para o grandalhão desviar de cabeça e fazer o décimo gol dele. No início da jogada, porém, Wellington cometeu falta em João Pedro, mas o árbitro não marcou. O Vasco não respondeu. Lucas Santos e João Pedro, destaques da equipe, foram bem marcados. O artilheiro Tiago Reis praticamente não foi acionado.

Lance do primeiro tempo entre São Paulo e Vasco

Lance do primeiro tempo entre São Paulo e Vasco (Foto: Marcos Ribolli).

Segundo tempo: reação vascaína

Os times voltaram do intervalo com um temporal no Pacaembu. E o São Paulo tirou proveito. Aos sete minutos, Antony foi lançado em velocidade, cortou o marcador e ampliou a vantagem. O Vasco, então, se lançou ao ataque e criou três ótimas oportunidades que poderiam até ter virado o jogo. Linnick, Caio Lopes e Tiago Reis desperdiçaram na cara do goleiro Thiago Couto. Sem seus principais jogadores de ataque, todos substituídos, o São Paulo foi encurralado. O Cruz-Maltino conseguiu descontar aos 30, com linda cobrança de falta de Lucas Santos, e aumentou a pressão. O empate saiu aos 38. Após cruzamento, a defesa parou, e Tiago Reis levou a decisão para os pênaltis.

São Paulo fez o segundo gol em meio a um temporal

São Paulo fez o segundo gol em meio a um temporal (Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO).

Lance polêmico

O lance que deu origem ao gol do São Paulo começou de forma irregular, segundo o comentarista de arbitragem da TV Globo, Paulo César de Oliveira. Wellington cometeu falta em João Pedro, mas o árbitro Thiago Luis Scarascati não marcou. Na sequência do lance, Antony cruzou para Gabriel Novaes marcar.

Central do Apito mostra a disputa de bola na origem do gol do São Paulo

Central do Apito mostra a disputa de bola na origem do gol do São Paulo.

OS CAMPEÕES DA COPINHA

O São Paulo chegou ao quarto título da Copa São Paulo com a conquista desta sexta-feira. O Vasco permanece com apenas um. Veja aqui a lista completa de campeões do torneio.

São Paulo é campeão da Copa SP de Futebol Júnior 2019

São Paulo é campeão da Copa SP de Futebol Júnior 2019 (Foto: Marcos Ribolli)O Jogo

Homenagem a Larissa

Antes da final contra o Vasco, os jogadores do São Paulo rasparam o cabelo em homenagem à pequena Larissa, torcedora de seis anos que luta contra um câncer no cérebro. Ela conheceu os meninos do Tricolor na partida contra o Mirassol, pelas oitavas de final da Copinha. Na ocasião, o atacante Antony entrou em campo com a menina, prometeu um gol a ele e cumpriu, emocionando-se na comemoração. Larissa, aliás, esteve no gramado na comemoração do título no Pacaembu.

Larrisa também comemorou o título do São Paulo
  • Larrisa também comemorou o título do São Paulo (Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes)

LANCE A LANCE

Alerta de gols desligado

  • Fim de jogo– É uma emoção muito grande. Ano passado, tivemos um vice-campeonato. Tivemos união. O professor Orlando é um cara muito humilde. A Larissa é uma fã do São Paulo, a gente soube que ela estava em um momento difícil e raspou a cabeça. Fizemos o mesmo. O mais importante é tirar um sorriso dela.