GloboEsporte.com
Martín Fernandez
Conmebol aceitou as inscrições e enviou os casos ao Tribunal de Disciplina; é improvável que algum caso resulte em perda de pontos ou eliminação dos torneios.
Pelo menos 20 clubes da América do Sul, de vários países, inscreveram seus elencos fora do prazo tanto na Copa Sul-Americana quanto na Copa Libertadores. O GloboEsporte.com apurou que a Conmebol aceitou as inscrições mesmo assim, mas enviou os casos para o Tribunal de Disciplina da entidade, que vai abrir investigações a respeito de cada situação.
A tendência é que os casos resultem em multas, e não em punições mais pesadas, como perda de pontos ou eliminação dos torneios.
A lista não foi divulgada. Mas há times brasileiros nela. Todos os clubes já foram notificados pela Conmebol.
De acordo com pessoas que conhecem a situação, o erro não foi da Conmebol, mas dos clubes e das associações nacionais responsáveis por enviar as listas antes do início de cada competição. A federação de futebol do Chile, por exemplo, divulgou nota assumindo o erro .
Sede da Conmebol no Paraguai — Foto: Martín Fernandez
O GloboEsporte.com está em contato com todos os clubes brasileiros envolvidos na Libertadores e na Sul-Americana. Esta nota será atualizada conforme os clubes responderem aos questionamentos da reportagem.
Clubes brasileiros na Libertadores:
Atlético-MG
O repórter Rafael Araújo, que acompanha o Atlético no Uruguai, informou que o clube não recebeu qualquer tipo de notificação da Conmebol. A diretoria, por isso, afirma que não há nada irregular na lista inscrita para a Libertadores. O time joga nesta quarta-feira contra o Defensor, no Uruguai, na partida de ida do último mata-mata antes da fase de grupos da Libertadores.
São Paulo
O clube, que foi eliminado pelo Talleres no mata-mata, afirma ter mandado sua lista dentro do prazo.
Athletico-PR, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Inter e Palmeiras
Não correm risco, já que têm até 72 horas antes do início da fase de grupos para mandar suas listas.
Clubes brasileiros na Sul-Americana
Chapecoense
O clube afirma ter enviado sua lista no prazo e tem a informação de que seu rival, o La Calera, é um dos clubes com problema na lista de inscrição. Segundo o repórter Eduardo Florão, setorista da Chape do GloboEsporte.com, o clube catarinense já se movimenta nos bastidores para entrar com recurso, depois de ter sido eliminado em campo na última terça-feira.
Fluminense
O clube afirma ter enviado sua lista no prazo.
Santos
Um membro da diretoria do Santos afirmou ao repórter Leonardo Lourenço, setorista do clube no GloboEsporte.com, que enviou a lista de jogadores à CBF no dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira, véspera do prazo limite. A confederação, porém, teria encaminhado a relação para a Conmebol apenas no dia 4, a segunda-feira. O clube acredita que a situação poderá levar a, no máximo, uma multa e que entende que será repassada à CBF, responsável pelo erro. A equipe estreou na Sul-Americana no dia 12, um empate sem gols com o River Plate-URU, em Montevidéu. O jogo de volta será no dia 26, no Pacaembu.
Bahia
O clube afirma ter enviado sua lista no prazo.
Botafogo
O clube afirma ter enviado sua lista no prazo.
Corinthians
O Corinthians afirma ter enviado sua lista no prazo.
O que diz o regulamento de cada competição:
Copa Sul Americana
– A lista de até 30 jogadores precisa ser enviada até 72 horas antes do início da competição. Todos os clubes estreiam na mesma fase. Como o primeiro jogo da competição foi no dia 5 de fevereiro, entre La Calera e Chapecoense, a lista deveria ter sido enviada pelos clubes até o dia 2 de fevereiro.
Copa Libertadores
– A lista de até 25 jogadores para os times que disputam a fase preliminar (duelos eliminatórios prévios à fase de grupos)precisam ser enviados até 72 horas antes do início de cada fase.
– A lista de até 5 jogadores extra para a fase preliminar também precisa ser enviada 72 horas antes do início de cada fase. E a documentação referente a esses jogadores pode ser enviada até 14 horas antes do primeiro jogo do mata-mata
– Para quem entra direto na fase de grupos, a lista de até 30 jogadores inscritos precisa ser enviada até 72 horas antes do início da fase;
– A lista de no máximo 5 jogadores extra também precisa ser enviada 72 horas antes do início da fase de grupos. E a documentação referente a esses jogadores pode ser enviada até 14 horas antes do primeiro jogo do mata-mata.