GazetaEsportiva.net
Marcelo Baseggio
O técnico Vagner Mancini colocou em campo neste domingo, contra o Red Bull, um São Paulo bastante diferente daquele que vinha atuando desde a pré-temporada. Precisando voltar a vencer no Campeonato Paulista, o Tricolor empatou em 0 a 0 com os Touros Vermelhos com três zagueiros, e o treinador interino crê que essa mudança é o início da reconstrução que o clube tanto precisa.
“Eu, sinceramente, acho que a mudança no sistema vem em um momento importante, em que o São Paulo busca uma nova identidade, uma reconstrução, mesmo estando no fim de fevereiro, para que tenhamos um time que seja a cara do torcedor. Que o torcedor venha ao estádio e goste do time que chega rápido, que chega bem. Hoje temos que falar de superação, de entrega, dos atletas entendo o sistema e se dedicando a ele. Foram mais de 70 minutos jogando com um a menos, contra uma equipe bem montada”, afirmou Mancini após o empate em 0 a 0.
Apesar do esquema com três zagueiros de origem, o treinador interino do São Paulo crê que a formação pode proporcionar um estilo de jogo bastante ofensivo, algo que André Jardine tentou implementar ao assumir o Tricolor, mas não teve sucesso. Até o próximo dia 15 de abril, prazo par Cuca iniciar a sua segunda passagem pelo clube do Morumbi, Mancini terá a grande responsabilidade de provar que um trio de defensores é parte do que a equipe tanto precisa.
“O que eu acho que o torcedor gostaria de ver é isso, um time leve, intenso, que vai bem à frente. Hoje tivemos muita intensidade no jogo para marcar, porque tínhamos um a menos. Quero intensidade para chegar ao gol adversário, uma posse de bola objetiva, que te permita romper as linhas de marcação. A partir do momento que eu coloco um zagueiro a mais, eu fortaleço um time que vinha tomando muito gol e permito o avanço dos alas. Preciso de um sistema leve, de ataque. Quero que o São Paulo jogue apenas com um volante de marcação, com meias leves que saibam também jogar pelas laterais do campo”, prosseguiu.
Confira este e outros vídeos em videos.gazetaesportiva.com Por fim, Vagner Mancini garantiu que, apesar da conversa que teve com Cuca na última segunda-feira, a mudança de esquema tático partiu dele, eximindo o futuro treinador do São Paulo de qualquer responsabilidade, embora seu auxiliar, Daniel Cerqueira, já esteja trabalhando com o elenco.
“Foi uma ideia minha. Lógico que sentei com o Cuca na segunda-feira, falamos sobre sistemas, sobre como havia semelhança na maneira de enxergarmos futebol. Mas, não tinha ficado definido nada. Pode ser que quando o Cuca chegar ele opte por outro sistema. Para a situação do São Paulo, acho que esse sistema é o mais apropriado”, concluiu.