Alerta de pênaltis? Palmeiras e SPFC têm especialistas para ir à final

1081

UOL

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Agif

Um novo empate entre Palmeiras e São Paulo nas semifinais do Campeonato Paulista fará com que a vaga na decisão seja definida em disputa de pênaltis. E os dois rivais têm razões para confiar que podem ter sucesso nas cobranças de penalidade. Afinal, contam com dois goleiros que são especialistas no quesito, mas que ainda não o colocaram em prática desde que foram contratados: o alviverde Weverton e o tricolor Tiago Volpi.

Weverton carrega a fama de pegador de pênaltis construída nos tempos de Athletico Paranaense. Pelo Furacão, totalizou 20 cobranças defendidas, sendo 14 no tempo normal e seis em disputas de penalidades. Sua defesa mais famosa, no entanto, foi com a camisa da seleção brasileira. O goleiro impediu o quinto gol da Alemanha na final da Olimpíada de 2016 e deixou o caminho livre para Neymar dar a medalha de ouro para o Brasil no Maracanã.

Publicidade

Tiago Volpi tem ainda mais defesas no currículo. No tempo normal, fica atrás dos números de Weverton – são 15 gols de pênalti evitados -, mas supera o rival de hoje à tarde no Allianz Parque com folga. O são-paulino já pegou 11 batidas em disputas de penalidades e se tornou ídolo do Querétaro ao defender cobranças decisivas na semifinal e na final da Copa do México de 2016.

O curioso é que nem Weverton e nem Volpi conseguiram apresentar essa virtude por Palmeiras e São Paulo, respectivamente. Em pouco mais de um ano no Verdão, Weverton encarou apenas uma cobrança de pênalti e não conseguiu evitar o gol de Yago, do Vitória, em triunfo palmeirense no Campeonato Brasileiro do ano passado. Já Volpi, contratado para esta temporada no Tricolor, foi vazado em duas penalidades durante a Florida Cup, contra Eintracht Frankfurt e Ajax.

Como o jogo de ida terminou empatado sem gols, qualquer outro empate às 16h de hoje fará com que palmeirenses e são-paulinos se enfrentem nos pênaltis. A última vez que o Verdão teve uma decisão por pênaltis foi na final do Paulistão do último ano e saiu derrotado pelo rival Corinthians. Por outro lado, o São Paulo teve duas disputa em 2018 e saiu eliminado de ambas: na semi do Estadual, contra o Corinthians, e na segunda fase da Copa Sul-Americana, contra o Colón.

FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS X SÃO PAULO Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP) Data/Hora: 7 de abril de 2019, às 16h Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse e Alex Ang Ribeiro PALMEIRAS: Weverton, Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Bruno Henrique e Felipe Melo; Gustavo Scarpa, Ricardo Goulart e Dudu; Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari. SÃO PAULO: Tiago Volpi, Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Liziero e Igor Gomes; Antony, Everton Felipe (Pablo) e Everton. Técnico: Cuca.

1 COMENTÁRIO