GazetaEsportiva.net
O duelo entre Corinthians e São Paulo, marcado para as 16 horas (de Brasília) deste domingo, será a 11ª edição do Majestoso na Arena de Itaquera. Diante do adversário tricolor, o Timão defende um retrospecto de 80% de aproveitamento, com uma goleada histórica e duas eliminações impostas sobre o rival.
Em dez confrontos com o São Paulo desde a inauguração da arena, em 2014, o Corinthians obteve sete vitórias e três empates, com 22 gols marcados e apenas nove sofridos.
O primeiro Majestoso na moderna arena, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2014, terminou com uma vitória corintiana por 3 a 2. Com gols de Souza e Edson Silva, o São Paulo ficou na frente por duas vezes, mas Fábio Santos (2) e Guerrero viraram o placar para o time da casa.
O clássico mais marcante da arena, no entanto, ocorreu no ano seguinte. No jogo em que levantou a taça de campeão brasileiro, o Corinthians impôs uma das derrotas mais humilhantes da história são-paulina: 6 a 1. Bruno Henrique, Romero (2), Edu Dracena, Lucca e Cristian fizeram pelo time alvinegro, enquanto Carlinhos descontou para o Tricolor.
Em 2017, a arena recebeu o primeiro mata-mata envolvendo os dois rivais. Com gols de Jô e Lucas Pratto, a partida terminou empatada por 1 a 1, e o Corinthians se classificou à final do Campeonato Paulista, pois havia vencido o jogo de ida, no Morumbi, por 2 a 0.
Na temporada seguinte, o São Paulo ficou perto de dar o troco. Isso só não aconteceu porque Rodriguinho marcou nos acréscimos e deu a vitória por 1 a 0 ao Corinthians, que devolveu o placar do jogo de ida nas semifinais do Paulista 2018. Nos pênaltis, o Timão venceu por 5 a 4 e avançou para a decisão.
O último Majestoso realizado em Itaquera ocorreu no dia 17 de fevereiro deste ano. Em seu primeiro jogo após o afastamento de André Jardine, o São Paulo então comandado por Vagner Mancini perdeu por 2 a 1, pela sétima rodada da primeira fase do Paulistão. Manoel e Gustagol marcaram pelo Timão, ao passo que Pablo diminuiu para o Tricolor.
Adversários na final do Campeonato Paulista 2019, Corinthians e São Paulo empataram por 0 a 0 no Morumbi. Portanto, o time vencedor neste domingo se sagrará campeão estadual. Uma nova igualdade leva a decisão aos pênaltis.Confira o retrospecto do Majestoso na Arena de Itaquera:
Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2014)
Corinthians 2 x 0 São Paulo (Copa Libertadores 2015)
Corinthians 6 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2015)
Corinthians 2 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista 2016)
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2016)
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista 2017)
Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2017)
Corinthians 1 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista 2018)
Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2018)
Corinthians 2 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista 2019)