GloboEsporte.com
Após deixar os gramados em 2011, ex-jogador recebe do Tigre primeira chance na nova carreira; com Bordon, clube dá início ao atrasado planejamento para 2016
Depois de muito impasse, o Rio Branco resolveu apostar em uma figura conhecida no meio do futebol, mas novato na função de treinador para a Série A2 do Campeonato Paulista. Em entrevista na manhã desta quarta-feira, a diretoria do Tigre lançou como técnico o ex-zagueiro Bordon, com passagens por São Paulo e futebol alemão. Será o primeiro desafio dele à beira do gramado.
Aos 39 anos, Bordon deixou os campos em 2011, quando se aposentou pelo Al Rayyan, no Qatar. Revelado pelo Botafogo, de Ribeirão Preto, sua cidade natal, ele defendeu o São Paulo de 1994 a 1999 e fez história no futebol alemão, onde atuou por Stuttgart, durante cinco temporadas, e Schalke 04, por outros seis anos.
O ex-zagueiro usou os últimos anos para se preparar para a nova carreira, com cursos e estágios pela Europa, principalmente na Alemanha, em clubes como Bayern de Munique, Schalke 04, Hoffenheim, Stuttgart. Também teve uma rápida experiência como coordenador de futebol do Botafogo-SP, em 2012.
Por conta da situação administrativa, uma vez que até as eleições, na semana passada, o clube estava com o futuro indefinido, o Tigre era o único time da Série A2 sem treinador. Agora tenta tirar o atraso no planejamento. O primeiro passo foi o acerto com Bordon. Com o novo comandante, chega também o auxiliar Emerson Carvalho, ex-volante com passagem pelo Rio Branco e que ficou marcado pelo caso de adulteração de identidade, revelado em 2007.
A expectativa é que a diretoria comece a anunciar os primeiros reforços ao longo desta semana. A estreia na A2 está marcada para o último fim de semana de janeiro (30 ou 31), contra o Santo André. Como o Décio Vitta corre o risco de ser interditado, o local ainda está indefinido.