Se passar, São Paulo poderá cruzar com qualquer brasileiro em grupo da Libertadores

54

ESPN.com.br

São Paulo conhecerá o seu adversário nesta terça-feira
São Paulo conhecerá o seu adversário nesta terça-feira

Já imaginou um grupo na Copa Libertadores formado com Corinthians, São Paulo e Palmeiras? Pois bem, isso não será possível na próxima edição da competição continental. A Conmebol informou nesta segunda-feira, um dia antes do sorteio dos grupos, que clubes do mesmo país não poderão se enfrentar na primeira fase, a não ser que um time venha da fase preliminar. No caso dos brasileiros, portanto, é o São Paulo que poderá cair na chave de Corinthians, Atlético-MG, Grêmio ou Palmeiras.

Corinthians e Atlético-MG serão cabeças de chave do sorteio a ser realizado nesta terça-feira, em Assunção, capital do Paraguai, a partir das 22h (de Brasília). Se o Palmeiras, por exemplo, que é um integrante do pote 2, cair na chave de Corinthians ou Atlético-MG, ele será automaticamente jogado para o próximo grupo que não abrigar um brasileiro.

Os potes foram definidos levando em consideração o ranking de clubes da Conmebol, que foi divulgado atualizado nesta segunda-feira. O ranking considerou a pontuação histórica dos clubes (edições de 1960 até 2005), a pontuação dos últimos dez anos e ainda títulos nacionais conquistados entre 2006 e 2015.

Publicidade

Curiosamente, os três melhores brasileiros do ranking da Conmebol, Cruzeiro (quarto colocado), Internacional (sexto colocado) e Santos (oitavo colocado) não conseguiram se classificar para a Libertadores, de modo que, de certa forma, Corinthians e Atlético-MG foram beneficiados com as ausências.

Assim como os grupos, os confrontos da fase preliminar também serão sorteados nesta terça-feira. O São Paulo decidirá a vaga em casa. Os possíveis adversários do time paulista são Oriente Petrolero (BOL), Huracán (ARG), Independiente del Valle (EQU), Cesar Vallejo (PER), River Plate (URU) e Puebla (MEX).

Veja o top 10 do ranking da Conmebol:

1. Boca Juniors
2. River Plate
3. Peñarol
4. Cruzeiro
5. Nacional (Uruguai)
6. Internacional
7. Olimpia
8. Santos
9. Corinthians
10. Vélez Sarsfield

1 COMENTÁRIO