Sem vitória em casa, SPFC tenta evitar 22ª eliminação desde último título

214

UOL

Diego Salgado

Marcello Zambrana/AGIF

Aliado histórico do São Paulo em grandes conquistas, o Morumbi tem tido um papel de vilão nas últimas eliminações do time em competições de mata-mata. A derrota por 1 a 0 para o Bahia na última quarta-feira (22) no estádio, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, fez a equipe tricolor reviver um fantasma de queda precoce com um tropeço como mandante. Hoje, os são-paulinos precisam de uma virada em Salvador para conseguir a classificação. O jogo terá início às 21h30 (horário de Brasília).

Desde que se sagrou campeão da Copa Sul-Americana, em dezembro de 2012, o São Paulo já foi eliminado 21 vezes de torneios com duelos eliminatórios, tal como Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Libertadores e Recopa. O Morumbi foi usado em 19 oportunidades nessas quedas, e o time são-paulino só conseguiu vencer três jogos. O São Paulo saiu de campo derrotado 11 vezes, com cinco empates – dois deles em jogo único, com revés nos pênaltis após empates sem gols no Paulistão (Penapolense, em 2014, e Corinthians, em 2013).

Publicidade

Já nas três eliminações marcadas por vitórias no Morumbi, o roteiro foi igual: triunfo por 1 a 0 em casa, derrota pelo mesmo placar como visitante e queda na disputa por pênaltis – isso aconteceu diante de Corinthians, na semifinal do Paulistão 2018, Cruzeiro, na Libertadores 2015, e Atlético Nacional, na Copa Sul-Americana 2014.

Em 21 quedas, o São Paulo conseguiu vencer mais jogos como visitante do que como mandante. Se no Morumbi derrotou o adversário três vezes, fora de casa obteve quatro triunfos: Colón (Sul-Americana 2018), Cruzeiro (Copa do Brasil 2017), Juventude (Copa do Brasil 2016), Bragantino (Copa do Brasil 2014). As derrotas diante do seu torcedor, entretanto, fizeram o time são-paulino ser eliminado. Para avançar às quartas de final da edição atual da Copa do Brasil, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença. Qualquer triunfo por um gol de vantagem leva a decisão para os pênaltis na Fonte Nova.

As 21 eliminações do São Paulo desde o último título 2013 Corinthians (Paulista), Corinthians (Recopa)*, Atlético-MG (Libertadores)*, Ponte Preta (Copa Sul-Americana)* 2014 Penapolense (Paulista), Bragantino (Copa do Brasil)*, Atlético Nacional-COL (Copa Sul-Americana) 2015 Santos (Paulista), Cruzeiro (Libertadores), Santos (Copa do Brasil)* 2016 Audax (Paulista), Juventude (Copa do Brasil)*, Atlético Nacional (Libertadores)*.

2017 Corinthians (Paulista)*, Cruzeiro (Copa do Brasil)*, Defensa y Justicia (Copa Sul-Americana) 2018 Corinthians (Paulista), Athletico-PR (Copa do Brasil)*, Colón (Copa Sul-Americana)* 2019 Talleres (Libertadores), Corinthians (Paulista).